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Exposição ocupacional a material biológico por pessoal de saúde: construção e proposição de instrumentos avaliativos

Healthcare personnel's occupational exposure to biological material: elaboration and proposition of assessment instruments

Resumos

No Brasil, os indicadores de exposição aos agentes biológicos apresentam lacunas acerca dos conhecimentos, das atitudes e dos comportamentos do pessoal de saúde e não há instrumento validado para avaliação desses aspectos. Neste trabalho, o objetivo foi elaborar questionários para a avaliação institucional e do pessoal de saúde sobre a exposição ocupacional a material biológico utilizando a literatura como fonte. Foram utilizadas as bases Medline, Lilacs e Scopus a partir de palavras-chave, termos análogos e descritores associados ao tema. Dos 557 artigos pré-selecionados, 91 (16,3%) foram efetivamente incluídos no estudo. Para obtenção, análise e interpretação dos dados, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo e de análise de dados secundários. Com base nesse estudo, foram definidas categorias e subcategorias temáticas que orientaram a construção de dois questionários: um para avaliação institucional e outro dirigido ao pessoal de saúde. A validade aparente dos instrumentos foi realizada por sete avaliadores ad hoc e independentes. Esses questionários, após estudo de validação em campo, poderão ser aplicados na investigação científica e na avaliação de aspectos associados ao tema aqui estudado, assim como fornecer dados à elaboração, à implantação e ao monitoramento de práticas profissionais e de gestão.

avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; exposição ocupacional; líquidos corporais; pessoal de saúde; conhecimentos, atitudes e prática em saúde


In Brazil, biologic agents exposure lack information about healthcare workers' knowledge, attitudes and behavior, and there is no valid instrument to assess these issues. The purpose of the present work was to develop questionnaires to assess institutions and health care workers about their occupational exposure to biological material, using literature as a data source. Medline, Scopus and Lilacs databases were searched by key words, analogous expressions, and descriptors related to the subject. From the 557 preselected articles, 91 (16.3%) were effectively included in the study. To obtain, analyze, and interpret data, contend and secondary data analysis techniques were selected. Thematic categories and sub-categories were defined based on this study, and they guided the construction of two questionnaires - one for institutional assessment and the other to assess healthcare workers. Seven independent ad hoc reviewers evaluated the apparent validity of the instruments. After the validation of these questionnaires in the field, they can be used for scientific research and for assessment of the aspects associated to the issues studied in this paper, as well as provide data for elaboration, implementation, and monitoring of professional practices and management.

evaluation of research programs and tools; occupational exposure; body fluids; healthcare personnel; health knowledge; attitudes and practice


TEMA LIVRE

ARTIGO

Exposição ocupacional a material biológico por pessoal de saúde: construção e proposição de instrumentos avaliativos* * Artigo baseado na dissertação de Mestrado de Paula Muniz do Amaral intitulada Exposição ocupacional a material biológico: proposição de instrumento à avaliação formativa do pessoal de saúde, apresentada em 2009 ao Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. 1 BVS. Biblioteca Virtual em Saúde. Literatura Científica e Técnica. Ciências da Saúde em Geral. Disponível em: < http://www.bireme.br/php/level.php?lang=pt&component=107&item=107 >. Acesso em: 15 jan. 2009.

Healthcare personnel's occupational exposure to biological material : elaboration and proposition of assessment instruments

Paula Muniz do AmaralI; José Tavares-NetoII

IPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPgSAT) da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador (BA), Brasil

IIProfessor Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador (BA), Brasil

Contato

RESUMO

No Brasil, os indicadores de exposição aos agentes biológicos apresentam lacunas acerca dos conhecimentos, das atitudes e dos comportamentos do pessoal de saúde e não há instrumento validado para avaliação desses aspectos. Neste trabalho, o objetivo foi elaborar questionários para a avaliação institucional e do pessoal de saúde sobre a exposição ocupacional a material biológico utilizando a literatura como fonte. Foram utilizadas as bases Medline, Lilacs e Scopus a partir de palavras-chave, termos análogos e descritores associados ao tema. Dos 557 artigos pré-selecionados, 91 (16,3%) foram efetivamente incluídos no estudo. Para obtenção, análise e interpretação dos dados, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo e de análise de dados secundários. Com base nesse estudo, foram definidas categorias e subcategorias temáticas que orientaram a construção de dois questionários: um para avaliação institucional e outro dirigido ao pessoal de saúde. A validade aparente dos instrumentos foi realizada por sete avaliadores ad hoc e independentes. Esses questionários, após estudo de validação em campo, poderão ser aplicados na investigação científica e na avaliação de aspectos associados ao tema aqui estudado, assim como fornecer dados à elaboração, à implantação e ao monitoramento de práticas profissionais e de gestão.

Palavras-chave: avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; exposição ocupacional; líquidos corporais; pessoal de saúde; conhecimentos, atitudes e prática em saúde.

ABSTRACT

In Brazil, biologic agents exposure lack information about healthcare workers' knowledge, attitudes and behavior, and there is no valid instrument to assess these issues. The purpose of the present work was to develop questionnaires to assess institutions and health care workers about their occupational exposure to biological material, using literature as a data source. Medline, Scopus and Lilacs databases were searched by key words, analogous expressions, and descriptors related to the subject. From the 557 preselected articles, 91 (16.3%) were effectively included in the study. To obtain, analyze, and interpret data, contend and secondary data analysis techniques were selected. Thematic categories and sub-categories were defined based on this study, and they guided the construction of two questionnaires - one for institutional assessment and the other to assess healthcare workers. Seven independent ad hoc reviewers evaluated the apparent validity of the instruments. After the validation of these questionnaires in the field, they can be used for scientific research and for assessment of the aspects associated to the issues studied in this paper, as well as provide data for elaboration, implementation, and monitoring of professional practices and management.

Keywords: evaluation of research programs and tools; occupational exposure; body fluids; healthcare personnel; health knowledge, attitudes and practice.

Introdução

Apesar dos avanços nos marcos legais ou normativos, a real situação brasileira sobre os indicadores de exposição dos profissionais de saúde aos agentes biológicos apresenta inúmeras lacunas, visto que são crescentes os riscos de acidentes desta natureza e estão presentes nas atividades dos profissionais de saúde em decorrência das precárias condições de trabalho em muitas instituições de saúde, como também pelo aumento da prevalência de portadores dos vírus da imunodeficiência humana (VIH) e das hepatites B (VHB) e C (VHC). Não obstante, no Brasil não há dados sistematizados, dos vários níveis de atenção à saúde, sobre a ocorrência dos acidentes com material perfurocortante e que permitam conhecer a real magnitude do problema.

Dessa forma, a vulnerabilidade do pessoal de saúde está ligada às atividades, aos comportamentos e às vivências relativas à organização e ao processo de trabalho, como também às condições sociais mais amplas, ao acesso aos serviços e à existência de políticas públicas de biossegurança. Por sua vez, na atualidade, a diversidade dos campos de atuação dos profissionais de saúde exige delineamentos específicos a cada profissão ou atividade da área da saúde. Nesse contexto, os profissionais de saúde devem estar dotados de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que possibilitem a sua interação e atuação multiprofissional, promovendo e executando ações integrais de saúde que beneficiem indivíduos e comunidades (ALMEIDA, 1999).

Portanto, conhecer o perfil do pessoal de saúde, das exposições a material biológico e as condutas adotadas ao planejamento e à avaliação das medidas de prevenção têm estreita vinculação com a disponibilidade de dados e a qualidade da informação, esta dependente, sobretudo, da adequada coleta de dados gerados no local onde ocorre o acidente. É também na unidade de saúde, de qualquer nível ou grau de complexidade, que os dados devem primariamente ser sistematizados para se constituírem em adequado instrumento de informação, capaz de subsidiar todo o processo de planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das ações (BRASIL, 2005).

Não obstante, ainda não há disponível instrumento de avaliação ou de coleta de dados, aplicável ao pessoal de saúde ou às unidades de saúde com diversos níveis de complexidade. Em vista disso, é ainda muito limitada a capacidade de avaliar os conhecimentos, as atitudes e as práticas dos profissionais de saúde sobre exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde ou as características institucionais envolvidas nesse processo. No entanto, nas avaliações dessa natureza, o mais usual é a aplicação de questionários (elaborados sem procedimentos técnicos e não validados) em estudos transversais ou epidemiológicos, os quais permitem a obtenção de informações, de modo mais ágil e com menor custo (BOYNTON; GREENHALGH, 2004). Por isso, o objetivo deste trabalho foi elaborar questionários, a serem posteriormente validados, para a avaliação institucional e do pessoal de saúde sobre a exposição ocupacional a material biológico.

Metodologia

Para elaboração dos questionários foram utilizados artigos selecionados da literatura especializada e, para obtenção, análise e interpretação dos dados, foi utilizada a análise de dados secundários (FIGUEIREDO; TAVARES-NETO, 2001; HEARST et al., 2003) e as técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2008) destes mesmos artigos. Na etapa final, e após sistemática revisão pelos autores, aos dois questionários propostos, foi aplicada a análise teórica dos itens, conforme sugere Pasquali (1998), com o propósito de ampliar a validade interna dos instrumentos.

Análise secundária de dados

Nesta primeira fase do estudo, foram utilizadas as bases de dados de periódicos científicos Medline®, Lilacs e Scopus® para a busca de artigos ou outras publicações, desde o ano inicial da base de dados até 4 de Março de 2008, a partir de palavras-chave, termos análogos e descritores associados ao problema desta pesquisa: como são avaliados os conhecimentos, as atitudes e as práticas do pessoal de saúde sobre exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde?

Após a busca dos artigos, a fase de pré-seleção foi fundamentada na leitura e na análise do título dos mesmos e do resumo de cada publicação (quando disponível), além da verificação dos dados da ficha bibliográfica da publicação (e.g., idioma). Nesta fase, quando as informações disponíveis permitiam, a publicação foi pré-selecionada com base nos critérios: de inclusão, (1) estudos sobre exposição ocupacional a material biológico em pessoal de saúde, descrito nos idiomas português, espanhol ou inglês; (2) estudos sobre exposições ocupacionais (percutâneos, mucocutâneos, cutâneos e mordeduras humanas) com líquidos corporais que podem trazer riscos de transmissão de agentes etiopatogênicos; (3) publicações em revistas nacionais ou estrangeiras, disponíveis em bibliotecas de Salvador (Bahia), por meio eletrônico, pela Bireme ou pelo sistema Comut; e (4) nos estudos incluídos, foi considerado todo o pessoal de saúde - definido como o conjunto de trabalhadores que, tendo formação ou capacitação específica, prática ou acadêmica, trabalha exclusivamente nos serviços ou atividades de saúde; de exclusão, (1) entre os resumos selecionados, foram excluídos os artigos não escritos nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa; (2) excluídos artigos que apresentavam pessoal de saúde sem envolvimento com materiais biológicos; (3) publicações não recuperadas nas bibliotecas de Salvador, por meio eletrônico, pela Bireme ou pelo sistema Comut; e (4) excluídos artigos sobre doenças e agravos não relacionados com a exposição ocupacional a material biológico.

A fase de seleção da publicação foi realizada após a recuperação da versão completa do texto pré-selecionado, por meio da leitura da mesma e observando os critérios supracitados de seleção.

Análise de conteúdo

Nesta análise, foram utilizadas como referencial as recomendações de Bardin (2008) e adotada a análise por categorias que funciona por operações de desmembramento do texto em unidades, em categorias, sendo ordenada segundo o reagrupamento analógico. Entre as diferentes possibilidades de categorização, foi selecionada a investigação por temas, ou a análise temática, que tem as vantagens de ser rápida e eficaz (BARDIN, 2008).

Dentre os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo, este método pode ser dividido em três fases: pré-análise, exploração dos artigos e tratamento dos resultados e interpretação.

Na pré-análise, fase de organização e das primeiras análises dos artigos selecionados, há três momentos: a escolha dos documentos através dos títulos e resumos; a referência aos índices (palavras repetidas); e a elaboração de indicadores (são os índices associados as suas respectivas frequências, que se transformam em indicadores) que fundamentam a interpretação final. Nessa etapa, foi realizada a leitura de todos os títulos e resumos dos artigos selecionados e aplicados os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos.

Na fase de exploração dos artigos, foram analisados os artigos para detectar as semelhanças e as diferenças entre os mesmos, com a codificação e o recorte dos aspectos convergentes. O processo de categorização foi o passo seguinte. Durante o processo de leitura completa dos artigos, foram registradas as categorias e as subcategorias temáticas e estas, classificadas por semelhanças, na medida em que foram encontradas no texto. A codificação corresponde à transformação dos dados brutos do texto, à transformação por recorte (escolha das unidades), à classificação e à agregação (escolha das categorias) e à enumeração (escolha das regras de contagem), que permitem atingir a representação do conteúdo (BARDIN, 2008). A categorização é a operação de classificação de elementos constitutivos do conjunto por diferenciação e, seguidamente, por reagrupamento segundo gênero (analogia), com os critérios previamente definidos (BARDIN, 2008). O critério de categorização, definido para esta análise de conteúdo, foi o léxico: classificação das palavras segundo o seu sentido, com emparelhamento dos sinônimos e dos sentidos próximos (BARDIN, 2008).

Na fase de tratamento dos resultados e interpretação, optou-se pela análise quantitativa, em que os resultados brutos são tratados de maneira a serem expressivos e válidos. Operações estatísticas simples (frequência relativa e absoluta) permitem estabelecer quadros de resultados, gráficos, fluxogramas, os quais consolidam e põem em destaque as informações fornecidas pela análise.

Elaboração dos itens do questionário

Para elaborar os itens do questionário, foram utilizados os critérios pressupostos por Pasquali (1998): critério comportamental; de objetividade ou de desejabilidade; de simplicidade; de clareza; da relevância; de precisão; da variedade; da modalidade; de tipicidade; e de credibilidade.

Para maximizar a validade do conteúdo, o questionário foi construído em torno das categorias e subcategorias temáticas e das principais questões levantadas nos artigos selecionados pela análise do conteúdo.

Após a elaboração e a revisão pelos autores e, posteriormente, pelos pós-graduandos do curso de Mestrado (AMARAL, 2009), de diferentes áreas da saúde ou de áreas afins (gestão pública e segurança do trabalho), um dos pressupostos foi de que os questionários pudessem ser aplicados em instituições públicas, privadas ou filantrópicas e ao pessoal de saúde de todos os níveis de escolaridade, técnico e/ou hierárquico da unidade de saúde.

Na etapa final, foi realizada a análise teórica dos itens. Esta análise tem como fundamento as recomendações de Pasquali (1998), é realizada por avaliadores ou juízes (referees) e pode ser de dois tipos: análise semântica (compreensão dos itens) e análise sobre a pertinência dos itens. A análise teórica dos itens dos questionários foi realizada por sete (7) avaliadoras ad hoc de sete instituições do Brasil, localizadas em Florianópolis (SC), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Recife (PE), Salvador (BA), São João Batista (SC) e São Paulo (SP), com diferentes formações acadêmicas (3 médicas, 3 enfermeiras e 1 bióloga) e com atuação em setores de serviços de saúde vinculados à proteção do profissional de saúde, ao controle de infecção hospitalar, à pesquisa ou à área administrativa afim destes serviços (AMARAL, 2009). Para isso, após prévio contato telefônico, as avaliadoras receberam carta e mensagem eletrônica, ambas com os questionários propostos anexos e com instruções sobre o roteiro de avaliação para cada uma das perguntas ou partes do questionário (institucional e pessoal de saúde), além da solicitação de que correções, sugestões ou propostas de adendos fossem descritas no próprio questionário, com fonte de cor vermelha, e este devolvido como anexo de mensagem eletrônica (AMARAL, 2009).

Este estudo, como também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi aprovado através do Parecer/Resolução Aditiva nº 159/2007, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Climério de Oliveira (Salvador, BA), da Universidade Federal da Bahia, credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

A análise dos resultados foi descritiva, pela apresentação das frequências absoluta e relativa dos resultados quantitativos.

Resultados

Na pesquisa sistemática da literatura, após aplicar as estratégias de busca dos artigos nos bancos de dados Medline (de 1966 a 4/3/2008), Scopus (de 2004 a 4/3/2008) e Lilacs (de 1982 a 4/3/2008), foram encontrados 557 artigos em periódicos nacionais e internacionais, mas todos estes foram publicados a partir do ano de 1986.

Nos 557 artigos pré-selecionados, após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 119 (21,3%) e destes foram localizados 111 (19,9%). Porém, após impressão e leitura, ainda foram excluídos 20 artigos (duplicatas, editoriais ou recomendações genéricas de serviço), restando 91 (16,3%) artigos como amostra final. Portanto, foram excluídos 82,8% (461/557) dos artigos pré-selecionados. Entre os 91 artigos selecionados, só seis (6,6%) eram nacionais e publicados em periódicos brasileiros.

Pela análise de conteúdo, dos 91 títulos dos artigos selecionados, foram obtidos 24 índices. A Tabela 1 apresenta os índices selecionados e a proporcionalidade em relação aos títulos dos artigos após a etapa de codificação. Entre as palavras repetidas, exposição e sangue foram as mais frequentes, respectivamente, em 42,8% e 29,7% das publicações selecionadas (Tabela 1).

A partir da repetição de frequências dos índices (Tabela 1), foram definidas 7 categorias e 21 subcategorias, apresentadas no Quadro 1. Concluídas estas fases preliminares, foram elaborados dois questionários, institucional e aquele a ser aplicado ao pessoal de saúde da instituição, ambos com o total de 117 questões. Isto após a análise e discussão de cada sugestão recebida das sete avaliadoras.


O questionário institucional (Apêndice 1 Apêndice 1 ), a ser respondido pelo gestor principal, tem 35 questões, enquanto o destinado ao pessoal de saúde (Apêndice 2 Apêndice 2 ) tem 82 questões. Ambos os questionários foram dispostos por blocos em torno das categorias e das subcategorias temáticas investigadas. A maioria das perguntas, em ambos os questionários, foi elaborada com o formato fechado, com várias respostas ou alternativas possíveis, e o conteúdo destas perguntas abordava aspectos sobre: padrões de ação, procedimentos ou condutas; comportamentos, presentes ou passados, relacionados às práticas técnicas, crenças, sentimentos ou orientações; e razões conscientes concernentes a crenças, sentimentos, orientações ou comportamentos.

Nos 91 artigos, o questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados junto ao pessoal de saúde em 58 (63,7%) publicações selecionadas, mas em apenas 1 (1,7%) delas houve a prévia validação do instrumento. Nos seis artigos nacionais, 2 (33,3%) utilizaram questionário, igualmente não validados.

No total dos artigos, só 12 (13,2%) descreveram os critérios utilizados para elaboração do questionário utilizado na investigação; e 4 (4,4%) das publicações selecionadas referiram a revisão de literatura como fonte para elaboração do questionário aplicado à coleta dos dados. O uso combinado das duas metodologias (quantitativa e qualitativa) foi utilizado por 1 (1,1%) artigo dos trabalhos selecionados.

Discussão

As três bases de dados pesquisadas (Medline, Scopus e Lilacs) compreendem a literatura científica e técnica relativa às ciências da saúde em geral e cobrem a quase totalidade das revistas indexadas em todo o mundo1 * Artigo baseado na dissertação de Mestrado de Paula Muniz do Amaral intitulada Exposição ocupacional a material biológico: proposição de instrumento à avaliação formativa do pessoal de saúde, apresentada em 2009 ao Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. 1 BVS. Biblioteca Virtual em Saúde. Literatura Científica e Técnica. Ciências da Saúde em Geral. Disponível em: < http://www.bireme.br/php/level.php?lang=pt&component=107&item=107 >. Acesso em: 15 jan. 2009. .

Por conta da ampla heterogeneidade dos periódicos, é essencial a pesquisa bibliográfica de modo sistemático e a observação dos critérios de inclusão e de exclusão pré-estabelecidos. Dessa forma, há maior possibilidade da exclusão dos artigos, na fase de pré-seleção, de muitos trabalhos sem nexo direto com o objetivo do estudo proposto, como também aqueles escritos em línguas de mais difícil acesso aos autores (e.g., mandarim, polonesa, dinamarquesa, entre outras).

Mesmo assim, chama à atenção a exclusão de 82,8% dos artigos pré-selecionados. No entanto, taxas semelhantes foram assinaladas em outros estudos de análise secundária de dados da literatura revistos por Amaral (2009), e isto reforça a necessidade da busca bibliográfica sistemática, do contrário, torna a pesquisa inexequível por conta do grande número de publicações sobre assuntos afins ou conteúdos que não contemplam o objetivo do estudo em desenvolvimento.

Não obstante, a limitação de acesso às publicações escritas em línguas não incluídas introduz o viés de seleção e isso pode ser a causa de falsas inferências ou interpretações. Contudo, neste trabalho, os 91 artigos incluídos (AMARAL, 2009), tanto os nacionais, como os internacionais, foram publicados nos periódicos de maior impacto na área estudada. Portanto, é suposto que os 91 artigos sejam representativos sobre o conhecimento estudado neste trabalho e expressem o estado da arte no hemisfério ocidental.

Na análise de conteúdo dos 91 artigos selecionados, foram feitas inferências e realizadas interpretações para elaboração dos itens do questionário com base nos resultados alcançados no estudo e na fundamentação teórica (AMARAL, 2009). Nesta análise, foram seguidas orientações de Pasquali (1998), Minayo (2007) e Bardin (2008).

É importante notar que no processo de elaboração desses tipos de instrumentos, anexos deste trabalho, os itens não são inseridos de modo aleatório, mas em acordo com as definições operacionais do construto, após exaustiva análise dos fundamentos teóricos, e com as evidências (dados) empíricas disponíveis na literatura, conforme as recomendações de Pasquali (1998).

Sendo assim, com o desmembramento dos títulos dos artigos em unidades e após a realização da análise quantitativa sistemática para identificar a frequência relativa e absoluta do tema escolhido, a proporcionalidade e as frequências dos índices, foram definidas as 7 categorias e as 21 subcategorias temáticas, fonte principal para a elaboração dos itens dos 2 questionários propostos (AMARAL, 2009).

O questionário de avaliação institucional destinado ao gestor tem como propósito conhecer os protocolos de prevenção da instituição à exposição a material biológico em relação a: medidas de prevenção e gerenciais; treinamento e educação; controle médico e registro; e vigilância. Concomitantemente, o questionário destinado ao pessoal de saúde possibilita a análise de características pessoais, aptidões, potencialidades e talentos, tendo sido as questões reunidas por grupos temáticos seguindo as categorias selecionadas para melhor fluxo no preenchimento do instrumento. Todavia, para o pessoal de saúde com formação elementar, há necessidade de que o instrumento seja preenchido sob supervisão e, para isso, foi proposto que no estudo-piloto os procedimentos operacionais necessários sejam adequadamente avaliados com vistas à redução do viés de observação (AMARAL, 2009).

A avaliação da validade interna, realizada pelas avaliadoras ad hoc, através da análise teórica dos itens, é considerada por Pasquali (1998) como etapa anterior dos estudos piloto e de validação, visto que as avaliadoras fazem parte da população-alvo com maior habilidade e treinamento; e, desta forma, há maiores garantias de alcançar a validade aparente do instrumento. No entanto, esta análise trata-se de uma avaliação superficial e não deve ser usada como critério isolado ou como substituto dos estudos-piloto e de validação, inclusive porque este tipo de validação interna não confere propriedades de medida (PASQUALI, 1998).

Por isso, no estudo-piloto proposto, já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Climério de Oliveira, estes instrumentos deverão ser preliminarmente reavaliados, com a inclusão na amostra, a ser pesquisada, de instituições e de pessoas procedentes de mais ampla área territorial do Brasil.

A relevância de estudos desta natureza é porque no Brasil não há instrumentos validados com o propósito de avaliar os riscos de exposição a material biológico ou os impactos das medidas de prevenção e de controle. Sem a adequada coleta de dados, não há informação para planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das ações por parte dos gestores de unidades de saúde e das entidades que resguardam os direitos dos trabalhadores (AMARAL, 2009). Contudo, paradoxalmente, há excesso de normas ou legislações especificas, como apresentado na publicação do Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde em Doenças Relacionadas ao Trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde, em que estão as bases legais para as ações de saúde do trabalhador no sentido de cumprir a determinação constitucional de dar atenção à saúde do trabalhador, ao atendimento dos princípios de universalidade, à equidade, à integralidade e ao controle social que regem o Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2001). Aliado a este quadro, as instituições formadoras ainda têm conteúdos curriculares, teóricos ou práticos sem a devida valorização dos métodos e meios voltados à biossegurança de alunos, docentes, profissionais de saúde, pacientes, entre outros. A biossegurança não se resume somente a normas de prevenção e controle; a sua dimensão científica requer das pessoas uma formação educacional adequada à compreensão e à execução desses objetivos (DE BONIS; COSTA, 2008). Por sua vez, dos 85 artigos selecionados, publicados em periódicos internacionais, bem como dos seis artigos nacionais, apenas um artigo utilizou instrumento validado. Portanto, neste contexto, há muitas perspectivas de estudos que visem estabelecer indicadores e instrumentos de avaliação sobre a qualidade das medidas de controle e de prevenção, até porque, como agravante dessa situação, especialmente no Brasil, há um aparente descompasso entre a qualidade e a quantidade dos dados disponíveis, e das medidas de avaliação sobre a exposição ocupacional a material biológico.

Conclusão

A avaliação dos aspectos relacionados à organização do trabalho e suas repercussões sobre a saúde do trabalhador tem sido objeto de estudos mediante uso de formulários e questionários. O uso destes instrumentos permite a obtenção de informações acerca de conhecimentos, atitudes, crenças e comportamentos do público-alvo.

Na pesquisa sistemática da literatura, realizada neste estudo, não foi identificado instrumento validado para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas do pessoal de saúde sobre exposição ocupacional a material biológico; portanto, acentua-se a importância no desenvolvimento deste tipo de instrumento, a ser aplicado tanto na investigação científica, como nas unidades de saúde, como uma ferramenta de gestão. Os dois questionários que foram desenvolvidos e estão sendo propostos, quando validados, permitirão avaliar os aspectos associados ao tema desta investigação, bem como fornecer dados à elaboração, à implantação e ao monitoramento de práticas profissionais e de gestão.

Contato:

Paula Muniz do Amaral

Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) / UFBA

Largo do Terreiro de Jesus, Centro Histórico

CEP: 40.025-010 - Salvador, BA, Brasil

E-mail: aluapmuniz@hotmail.com

Recebido: 25/05/2009

Revisado: 20/12/2009

Aprovado: 22/12/2009

Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) - Termo de Outorga nº BOL 1029/2007 - Bolsa - Mestrado FCE

Apêndice 1

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Apêndice 2

Apêndice 2 - Clique para ampliar Apêndice 2

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Apêndice 1

Apêndice 2

  • *
    Artigo baseado na dissertação de Mestrado de Paula Muniz do Amaral intitulada
    Exposição ocupacional a material biológico: proposição de instrumento à avaliação formativa do pessoal de saúde, apresentada em 2009 ao Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
    1
    BVS. Biblioteca Virtual em Saúde. Literatura Científica e Técnica. Ciências da Saúde em Geral. Disponível em: <
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Jun 2012
    • Data do Fascículo
      Jun 2010

    Histórico

    • Revisado
      20 Dez 2009
    • Recebido
      25 Maio 2009
    • Aceito
      22 Dez 2009
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