SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue5Pityriasis VersicolorProfessor Luiz Marino Bechelli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.77 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962002000500013 

COMUNICAÇÃO

 

Comentários sobre o XX Congresso Internacional de Dermatologia*

 

 

Rubem David Azulay

Chefe do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Professor Titular da Universidade Gama Filho, da Fundação Técnico Educacional Souza Marques e da Cesanta.

Endereço para correspondência

 

 

Sob a presidência do Prof. Jean Revus (França), foi realizado em Paris, de 1º a 7 de julho de 2002, no Palácio dos Congressos, o XX Congresso Internacional de Dermatologia, com o comparecimento recorde de cerca de 12.000 dermatólogos de 65 países. Foram homenageados, como presidentes honorários, os professores Stephane Belaich, Jean Civatte e Jean Thivolet. Ressalte-se ser esse o terceiro Congresso Internacional de Dermatologia realizado em Paris.

Eis a relação dos congressos internacionais de Dermatologia, iniciados em 1889.

 

 

Esses congressos (atualmente de cinco em cinco anos) são organizados pela Liga Internacional das Sociedades de Dermatologia, fundada em 1935, da qual fazem parte 95 sociedades de Dermatologia sediadas em 72 países. O Palácio dos Congressos é constituído do anfiteatro maior, com capacidade para 3.000 participantes, e mais 12 anfiteatros menores.

Foi, sem dúvida, o maior e melhor congresso de Dermatologia realizado até hoje: 218 sessões científicas, 22 simpósios-satélites e 2.895 trabalhos científicos apresentados por 1.767 dermatólogos. Foram apresentados ainda 2.414 pôsteres.

A parte social merece elogios, destacando-se três eventos: o jantar realizado nos jardins do Palácio de Versailles, promovido pelo Laboratório L'Oreal e com a presença de 3.000 convidados especiais, foi o mais impressionante a que tive oportunidade de assistir em minha vida; a noite de gala em Montmartre; e o jantar em navio, viajando pelo Rio Sena, promovido pela Galderma e dedicado aos brasileiros.

A parte científica foi exuberante pela quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados. Destacaremos apenas cinco conferências realizadas no grande anfiteatro: Estratégias antiangiogênicas (P. Cameliet, da Bélgica), Mecanismos moleculares do envelhecimento (J. Campisi, dos Estados Unidos), O aumento extraordinário das doenças microbianas (D. Raoult, da França), Indução da tolerância para o tratamento das doenças auto-imunes (J. Bluestone, dos Estados Unidos) e Projeto do genoma humano e seu impacto em Dermatologia (J. Weissenbach, da França).

Convém destacar a apresentação de pôsteres abrangendo os seguintes temas: acne e temas correlatos, reações a drogas, envelhecimento, dermatite atópica, buloses, dermatites de contato, dermatologia cosmética, cirurgia dermatológica, dermatopatologia, epidemiologia preventiva, genodermatoses, cabelos e unhas, bacteriologia dermatológica, parasitologia dermatológica, medicina interna e colagenose, técnicas invasivas e não invasivas, laser em Dermatologia, melanoma, biologia molecular em Dermatologia, dermatoses das mucosas, micoses, Dermatologia pediátrica, farmacologia e terapêutica por drogas, flebologia, fotobiologia e fototerapia, desordens pigmentares, psoríase e desordens relacionadas, carcinomas cutâneos, pele e psiquismo, aspectos sociopolíticos dermatológicos, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, urticária e alterações mastocitárias, cicatrização e fibrose, miscelânea.

Esses pôsteres foram programados para lugares e horários diferentes. Os dermatólogos brasileiros apresentaram 108, dos quais 11 do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

A delegação brasileira foi a terceira em número de participantes, o que mostra a importância da Dermatologia nacional

Dois países apresentaram-se como concorrentes para a realização do próximo Congresso Internacional: Argentina e Canadá. A votação foi favorável à Argentina. Acreditamos que toda a América Latina envidará esforços para o sucesso do Congresso Internacional do ano 2007.

 

 

Endereço para correspondência
Rubem David Azulay
Av. Atlântica, 3.130, apto. 701 - Copacabana
Rio de Janeiro RJ 22070-000
Tel.: (21) 2547-0786
Fax: (21) 2521-9445

Recebido em 01.08.2002
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.08.2002.