SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue6Congenital melanocytic nevi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.77 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962002000600001 

EDITORIAL

 

Reflexões sobre publicações científicas nas revistas especializadas

 

 

Uma das atribuições principais dos responsáveis por uma publicação científica é a escolha do tema para o editorial, que deverá abordar assunto atual de grande interesse para a coletividade que a revista representa. Cabe ao editor-chefe essa tarefa primordial, que pode ser compartilhada por qualquer membro convidado de alta qualificação profissional.

Eventualmente, no mesmo número de uma revista pode ser incluído mais de um editorial, de acordo com a relevância dos assuntos.

Outra preocupação é quanto à qualidade e à necessidade de seleção da matéria a ser divulgada. A responsabilidade é dividida com os pareceristas, que analisam e opinam sobre a conveniência ou não do conteúdo científico. No intuito de adotar a maior presteza possível em publicar os trabalhos recebidos, não se pode abdicar da qualidade desses artigos. Selecionar buscando a originalidade e aplicabilidade dos estudos representa meta de cuidado permanente.

O editor-chefe Torello Loti, por exemplo, do Jornal Europeu da Academia de Dermatologia e Venereologia, enfatiza a função importante dos pareceristas e a observância da qualidade e rapidez das publicações. Os colaboradores cobram freqüentemente a publicação no menor espaço de tempo - é um direito a que o corpo editorial procura sempre atender. A viabilidade de satisfazer a todos encontra diariamente fatores diversos que podem justificar uma indesejada demora.

Um editorial pode e deve periodicamente fazer uma análise retrospectiva de artigos já publicados, visando traçar um perfil do interesse principal dos colaboradores. Com esse painel e a classificação dos trabalhos publicados é possível ter uma visão momentânea dos interesses e das condições de trabalho em que as pesquisas foram realizadas.

Neste número da revista procuramos fazer uma classificação e análise dos artigos. Assim sendo, chegamos a conclusões que nos parecem interessantes, a saber:

I - o relato de casos clínicos complementados por cuidadosa revisão bibliográfica foi motivo de vários artigos: genodermatose rara (síndrome de Cowden), dermatose de depósito (mucinose) e sarcoma de Kaposi em transplantado renal são exemplos de um grupo com denominador comum do exame clínico minucioso, confirmado laboratorialmente e com ênfase nos aspectos principais da entidade;

II - a complementação epidemiológica foi motivo de informação importante em três artigos - um da incidência de tinha na cidade de Santos, outro de apreciação da incidência de dermatoses em pacientes HIV, e, no terceiro, a utilização de um novo instrumento técnico de avaliação;

III - uma revisão sobre lesões congênitas de nevos mereceu atenção especial de um autor, com interessantes informações;

IV - em dois artigos a atenção foi dirigida à terapêutica, usando, em um, o Imiquimod in vivo em casos de carcinoma e, no outro, a avaliação in vitro de cinco drogas contra Neisseria gonorrhoeae.

Verificamos assim que os trabalhos inseridos neste número apresentam qualidade científica igualável aos publicados em revistas dermatológicas estrangeiras.

Fica demonstrada a assertiva antiga de que pesquisar qualquer assunto representa uma atitude de curiosidade inicial que deve ser complementada por metodologia adequada a fim de produzir resultados convincentes. Esse fato é observável nos artigos.

"Acho que compreender inteiramente uma coisa qualquer, por insignificante que seja, exige a compreensão de todas as demais coisas do mundo."

John Barth - "A ópera flutuante"

 

REFERÊNCIAS

Torello, Loti. 15th Ard Gen Meeting EADV, Editor's Report. Munich, October, 2001.

Ronai P. Dicionário Universal de Citações. 3a Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1986, 194p

 

Leninha Valério do Nascimento
Editora Chefe