SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue1Vascular malformations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.79 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000100001 

EDITORIAL

 

Os Anais Brasileiros de Dermatologia e a educação médica continuada

 

 

A permanente necessidade de atualização de conhecimentos científicos nas diferentes áreas do conhecimento humano é uma realidade inconteste. No âmbito da Dermatologia essa meta é alcançada mediante várias atitudes que visam ao máximo de aprendizado no tempo mais curto possível.

A estratégia adotada começa pelo cuidadoso exame diário dos doentes nos ambulatórios e à beira dos leitos. As reuniões e discussão de casos pelo staff em diferentes serviços permitem também a consolidação de novos conhecimentos e o aperfeiçoamento de toda a equipe médica. A busca de precisão diagnóstica e a valorização dos novos recursos semiotécnicos, como a dermatoscopia e outros, permitem, por sua vez, aquilatar o real valor das novas técnicas.

Nas reuniões e congressos da especialidade é possível obter informações sobre os diferentes campos da atividade clínico-laboratorial das pesquisas que estão em andamento, dos métodos mais modernos de diagnóstico e tratamento.

A informática trouxe grandes avanços para facilitar o acompanhamento hodierno das conquistas científicas. A internet, por meio dos mais variados sites, torna viável obter rapidamente e mesmo em casa as informações mais recentes. O fácil acesso pelos computadores democratizou o saber, permitindo agora que os pacientes também "naveguem" em busca de esclarecimentos sobre sua doença. Os atos médicos são agora acompanhados pelos pacientes e por eles fiscalizados.

As publicações científicas, entretanto, mantêm seu lugar, conquistado ao longo de muitos anos de existência, e contribuem de forma inequívoca para a educação médica continuada.

Os editores de revistas das diferentes especialidades exercem uma função importante na seleção dos artigos, no conteúdo científico e atualidade dos temas, bem como na qualidade das apresentações e ilustrações. A indispensável colaboração de pareceristas capacitados é reconhecida e contribui para a qualidade e o mérito alcançados.

A apreciação das revistas científicas deve atender aos anseios dos leitores e é também realizada por instituições nacionais e estrangeiras que periodicamente emitem pareceres de reconhecimento para indexação atendendo a parâmetros de qualidade.

O cuidado e a responsabilidade dos editores são indispensáveis, havendo necessidade de periódicas auto-avaliações.

Como exemplo analisaremos o conteúdo científico deste número. Em síntese verificamos o seguinte: os Anais estão inseridos nesse contexto e vêm contribuindo para o aperfeiçoamento dermatológico.

O número que está sendo publicado reúne quatro trabalhos de investigação: Anticorpo anticitoplasma de neutrófilos (Anca) em pioderma gangrenoso; Prepúcio de pacientes submetidos à postectomia (clínico-histopatológico); Aconselhamento na prevenção do câncer nas diversas especialidades; Prevalência de fatores de risco do melanoma hereditário em pacientes do sul do Brasil.

Três casos clínicos são apresentados: Paracoccidioidomicose da região ocular; Ceratodermia palmoplantar de Unna-Thost; e Sarcoidose em cicatrizes.

Nele, faz-se ainda a revisão minuciosa de três doenças, nos artigos: Malformações vasculares; Hemangiomas rubis localizados no couro cabeludo; e Rejuvenescimento da pele por peeling de fenol.

Inclui uma correspondência, versando sobre Eritema nodoso e vírus da hepatite.

Faz a comunicação histórica sobre o primeiro livro publicado de Dermatologia, por Joseph Planck, em 1776, e apresenta Iconografia sobre Dermatologia comparativa.

A simples análise dos títulos que integram o presente número dos Anais permite verificar que os assuntos apresentam harmoniosa distribuição e que a qualidade científica dos mesmos é comparável às publicações encontradas nas revistas estrangeiras. As ilustrações são de ótima qualidade, e as bibliografias referenciadas complementam os textos.

"Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a vida." (Platão)

 

REFERÊNCIAS

1. Tilles G. Histoire de l'enseigment de la Dermatologie, les faits marquants: Nouv Dermatol. 2000 (19) Suppl. 217.

2. Barbosa Lima R. Mídia eletrônica e a SBD. Anais bras Dermatol. 2003, 78 (3): 261-261.

 

Leninha Valério do Nascimento
Diretora dos Anais Brasileiros de Dermatologia