SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue4Systemic treatment of psoriasis - Part II: Biologic immunomodulator agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.79 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000400001 

EDITORIAL

 

Novas normas para publicação

 

 

Neste número dos Anais Brasileiros de Dermatologia, os leitores e potenciais autores poderão tomar conhecimento das novas normas para publicação de artigos em nosso periódico. Apenas neste fascículo estão destacadas em negrito as modificações introduzidas nas normas anteriores e os aspectos considerados mais relevantes. Essas normas são consideradas essenciais aos anseios da Equipe Editorial e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dado que pretendemos um periódico de qualidade científica inquestionável, que atenda não apenas às necessidades dos dermatologistas nacionais e especialistas de áreas afins, como também tenha o reconhecimento internacional, que culmine com a almejada indexação.

Portanto, esperamos que sejam assimiladas não como fator dificultador de publicação, mas, pelo contrário, como requisitos que venham facilitar e orientar a elaboração de artigos científicos, seguindo regras metodológicas vigentes, amplamente aceitas e recomendadas por periódicos científicos reconhecidos. Com isso pretendemos que os artigos sejam os mais claros e objetivos possíveis, os mais corretos do ponto de vista metodológico, com ilustrações de qualidade e efetivamente essenciais à compreensão do texto, que sejam atraentes à leitura e, afinal, que cumpram sua função de difundir o conhecimento científico na Dermatologia e áreas correlatas.

Passa a estar incluída nas normas para publicação uma Lista de Verificação (check list), que auxiliará os autores na conferência de todos os requisitos exigidos, antes de submeterem seu artigo à avaliação para publicação. É imprescindível que sejam atendidas todas as exigências discriminadas, pois só serão submetidos à pré-avaliação da Equipe Editorial Médica e encaminhados para avaliação dos pareceristas os trabalhos aprovados após conferência da Equipe Editorial Técnica. Para conhecimento de todo o processo de avaliação dos artigos apresentados para publicação, também se inclui um fluxograma com os diferentes passos desse processo.

Todas essas alterações, assim como as inovações já divulgadas, são fruto de decisões tomadas após ampla discussão na Equipe Editorial Médica e Técnica, que julgamos relevantes para a agilização do processo de publicação e esperamos sejam reconhecidas pelos leitores e autores como esforços para valorizar ainda mais os trabalhos publicados nos Anais Brasileiros de Dermatologia.

 

 

Bernardo Gontijo
Coordenador Médico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Sílvio Alencar Marques
Coordenador Médico Associado dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Evérton Siviero do Vale
Coordenador Médico Associado dos Anais Brasileiros de Dermatologia