SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue5Validation of life quality questionnaires for psoriasis patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.79 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000500001 

EDITORIAL

 

Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

Para os periódicos nacionais, o Qualis, lista elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes do Ministério da Educação, tem-se constituído em referencial de importância quando da tomada de decisão dos autores em submeter seus artigos neste ou outro periódico. O Qualis é classificação de veículos de divulgação da produção intelectual brasileira em suas diversas áreas, e não apenas na área da saúde. Foi implantado em 1998 e vem sendo utilizado pela Capes como um dos principais indicadores para a avaliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu. Subdivide-se em internacional e nacional. O Journal Citation Reports (JCR) é adotado como referência base para a classificação dos periódicos de circulação internacional, segundo seus fatores de impacto. Assim, periódicos com fator de impacto igual ou superior à mediana da área são classificados como Qualis Internacional A (IntA), e os com fator de impacto abaixo da mediana são classificados como Qualis Internacional B (IntB). Como exemplo, os Archives of Dermatology são classificados como IntA, e o International Journal of Dermatology, como IntB. Os periódicos considerados Qualis Internacional C (IntC) são aqueles com fator de impacto não detectado, mas catalogados nas bases Medline e Tropical Diseases Bulletin, entre outras. Pertence a esse grupo a Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Pertencem à categoria Qualis Nacional A (NacA) os periódicos indexados no SciELO e ao Qualis Nacional B (NacB) os periódicos, nacionais ou não, indexados no Lilacs, Embase, Excerpta Médica ou que sejam editados por sociedades científicas nacionais representativas da área. Correspondem ao Qualis Nacional C (NacC) aqueles que não preenchem as exigências acima. A ordem de categorização dos periódicos no sistema obedece à seguinte escala de valores: Qualis IntA > IntB > IntC > NacA > NacB > NacC.

Ao serem indexados no SciELO a partir de 2003, os Anais Brasileiros de Dermatologia passaram a preencher os critérios para o nível Qualis NacA e são no momento classificados pela Capes como IntC, desde que catalogados no Tropical Diseases Bulletin (www.cabi-publishing.org). Trata-se de informe altamente auspicioso e motivador, pois os Anais passam, a rigor, a exercer um poder de atração similar ao de periódicos tradicionais no vasto campo de abrangência da Dermatologia. Esse avanço tem que ser preservado e ampliado e o será com o aperfeiçoamento constante da produção intelectual da Dermatologia brasileira.

Coerentes com o propósito acima, os Anais passam a contar com assessoria de especialista em Metodologia Científica e Estatística, iniciativa absolutamente incomum, mesmo em meio aos grandes e tradicionais periódicos especializados em Dermatologia, como exposto em artigo recém-publicado no Journal of the American Academy of Dermatology (J Am Acad Dermatol 2004; 51: 234-240). Portanto, como demonstrado no fluxograma apresentado na edição anterior dos Anais, os artigos submetidos que contenham análises quantitativas serão objeto de avaliação metodológica e estatística, antes mesmo da avaliação por parte dos Editores.

Longe de significar entraves à publicação, o que buscam os Anais é motivar e estimular os autores a elevar mais e mais a qualidade de seus artigos de investigação, casos clínicos e demais trabalhos, e incentivá-los a considerar os Anais uma das primeiras opções de publicação. Estaremos juntos nessa determinação.

 

Bernardo Gontijo
Coordenador Médico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Sílvio Alencar Marques
Coordenador Médico Associado dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Everton Siviero do Vale
Coordenador Médico Associado dos Anais Brasileiros de Dermatologia