SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1The commitment of the Brazilian Society of Dermatology with the elimination of leprosy: are we also responsible for the failure in achieving this goal? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.80 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000100001 

EDITORIAL

 

Os 80 anos dos Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

 

Em janeiro de 1925 inaugurava-se a edição dos Annaes Brasileiros de Dermatologia e Syphilographia, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Syphilografia. Sob a direção científica de F. Terra, A. Leitão, A. Lindenberg, A. Aleixo, U. Nonohay, A. Lutz e Werneck Machado, destacadas figuras da medicina brasileira no início do século passado, o periódico surgia com o propósito de divulgar trabalhos científicos produzidos nas diversas regiões do país, que estudavam a nosologia prevalente da época. Davam ênfase às doenças de transmissão sexual, à tuberculose cutânea, à hanseníase, às micoses profundas, à leishmaniose tegumentar e ao pênfigo foliáceo, reunindo os expressivos avanços que alcançava a emergente dermatologia. Abria a publicação uma varia (vária) – comentário breve de revista; generalidades – da autoria de E. Rabello, intitulada "Existia a syphilis no Brasil na época do descobrimento?".

Assim já se conferia aos Anais, desde a sua origem, o compromisso com a busca da verdade científica, o compromisso social e o seu desígnio histórico. A dermatologia brasileira, por conseguinte, tem motivo de orgulhar-se pelo privilégio de comemorar os 80 anos dos Anais, que se mantêm fiéis à tradição de seus fundadores.

Com fidelidade à tradição, não obstante alinhados à contemporaneidade, os Anais passaram por consideráveis progressos ao longo de sua trajetória octogenária e estão em constante evolução, de modo a continuar merecendo o prestígio de receber para publicação trabalhos de reconhecido valor científico.

Sempre atenta aos princípios referidos e visando o aprimoramento do periódico, a equipe editorial implanta inovações neste volume que se inicia. A capa tem nova apresentação para comemorar os 80 anos da revista - fundo mais claro e ilustração fotográfica que destacará a cada fascículo um dos trabalhos nele contido. Novas seções se incluem, como "Anais - 80 Anos" e "Síndrome em Questão". A primeira terá por objetivo discutir temas abordados na revista há 80 anos, procurando estabelecer uma comparação entre a situação atual e a daquela época, e demonstrar a evolução do conhecimento no decorrer desse período. A segunda apresentará um caso clínico representativo de uma síndrome dermatológica em destaque a cada fascículo e servirá para reavivar a memória do leitor para síndromes comuns e contribuir para o conhecimento de síndromes incomuns.

 

 

Este fascículo também apresenta a lista de integrantes do Conselho Editorial Internacional, composta de renomados colegas de diferentes procedências, que com certeza muito irão contribuir para o crescimento do periódico.

Considerando significativos os custos da impressão bilíngüe e mínimo o número de leitores que fazem uso da versão em inglês, a equipe editorial decidiu, a partir deste número, suprimir na forma impressa a versão dos artigos em língua inglesa, que entretanto estará disponível on line na base de dados SciELO e no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com link para os Anais Brasileiros de Dermatologia.

Os Anais continuarão dando prioridade à publicação de trabalhos que apresentem diferentes formas de inovação científica e que incorporem novas tecnologias, todavia sem esquecer seu compromisso social, privilegiando o estudo das doenças tropicais.

Com o intuito de agilizar o processo de submissão de trabalhos científicos, que implique reduzir o prazo entre recebimento e publicação de artigos, a equipe editorial pretende ser rigorosa na avaliação técnica dos trabalhos e os devolverá imediatamente aos autores que não cumprirem meticulosamente as normas para apresentação de originais aos Anais Brasileiros de Dermatologia.

Com certeza a dermatologia brasileira terá ainda muitas datas de seu veículo de comunicação científica a comemorar com justiça!

 

Bernardo Gontijo
Coordenador Médico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Sílvio Alencar Marques
Coordenador Médico Associado dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Everton Siviero do Vale
Coordenador Médico Associado dos Anais Brasileiros de Dermatologia