SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2Do you know this syndrome?1925 - 2005 Evolution and current status of leprosy chemotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.80 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000200013 

MEMÓRIA

 

Os pioneiros da dermatologia - Parte 3 - A propósito da vida e obra de Moriz Kaposi

 

 

Ney Romiti

Professor Emérito. Titular da Disciplina de Clínica e Patologia da Dermatologia da UNILUS - Santos (SP)

Endereço para correspondência

 

 

 

Por ocasião da comemoração de 100 anos da ascensão de Moriz Kaposi à cátedra da I Clínica Dermatológica Universitária em Viena, substituindo o professor F. Hebra, o Prim. Dr. J.Frankl proferiu palestra relatando sua vida e obra. O aqui apresentado é o resultado de dados concretos pesquisados e obtidos da certidão judia do nascimento de Kaposi em Kaposvár, no livro de registros que inclui o período de 1771 até 1873. Kaposvár (cidade residência) situa-se na parte ocidental da Hungria, no trajeto médio do Trans-Danúbio. Como cidade sua fundação é de 1712, quando os súditos se separaram do senhor feudal Paul Esterházy. Os achados bibliográficos de Kaposi advêm das anotações fornecidas pelo rabino-mor Emmanuel Herzog, da comarca de Kaposvár. Na certidão de Kaposi consta: Moriz Kohn, 23 de outubro e, em seqüência, com letras de fôrma hebraica: 24 Tisri. Em linha acima quatro letras maiúsculas também em hebraico significando o ano 598, que equivale no calendário atual a 1837, portanto o ano de nascimento de Moriz Kohn (23 de outubro de 1837). A última linha do registro inclui a filiação - Salomon Kohn (o pai) e Rosa Krauss (a mãe) - e a cidade em que residiam os genitores, Kaposvár. No espaço superior do atestado, escrito pelo rabino-mor Emmanuel Herzog em letra de fôrma hebraica: faleceu como Moriz Kaposi em Viena (6 de março de 1902). Nos registros de comemoração do centenário do ginásio Táncss (1812 a 1912) seu nome aparece em sexto lugar entre os 11 alunos a terminar o curso, seguido da informação: "Mór Kohn (Dr. Mór Kaposi) professor universitário, famoso dermatologista em Viena".

O curso de medicina foi realizado na Faculdade de Medicina de Viena com graduação em 1861. Na clínica de Hebra, sua admissão deu-se em 1866, e sua atividade docente foi tão exponencial e meritória, que em 1875 se tornou professor adjunto. Em 1869 converteu-se ao catolicismo e casou-se com Martha, filha de Hebra.

No manual de dermatologia de Hebra, cujo segundo volume foi escrito por Kaposi em 1876, lê-se, logo abaixo do título, na página 193: "Dr. Kaposi (Moriz Kohn) da Universidade de Viena". No rodapé dessa página aparece a seguinte anotação: "Nosso honrado colaborador, Herr Moriz Kohn, alterou seu internacionalmente famoso nome para Kaposi (O Edt)".

Surpreendente torna-se agora entender o fato de essa difícil e delicada decisão ter vindo a público por intermédio de um compêndio médico, o que, analisado sob qualquer ângulo, se revela especulativo, mas foi o modo que Kaposi empregou para homenagear sua pátria-mãe, a Hungria, e em especial dedicar sua vida científica a sua cidade de nascimento, Kaposvár,e ainda mais para se diferenciar do grande número de médicos com sobrenome "Kohn" que exerciam a profissão na cidade de Viena.

Com seus parentes e com a cidade materna manteve sempre íntimo e prolongado contato, e, portanto, a alteração de seu nome foi uma "hungarização" de sua identidade magiar.

A internacionalização e o conhecimento que a grande classe médica tomou do morbus Kaposi (sarcoma de Kaposi), até então só conhecido pelos dermatologistas, deu-se em virtude da eclosão da epidemia de Aids. Desde a primeira publicação (1872) do sarcoma que hoje leva seu nome (sarcoma múltiplo hemorrágico e idiopático) Kaposi já relacionava e considerava uma doença sistêmica. q

 

 

Endereço para correspondência
Ney Romiti
Rua Machado de Assis, 303
11050-060 - Santos - SP

Recebido em 04.10.2004.
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.10.2004.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License