SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 suppl.2Oral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.80  suppl.2 Rio de Janeiro June/Aug. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000900001 

EDITORIAL

 

 

Começamos registrando nosso agradecimento a todos os colegas autores dos 774 resumos enviados ao 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscando valorizar cada vez mais a sessão de temas livres, eliminando o constrangimento das salas vazias durante as apresentações orais - muitas vezes de altíssimo nível científico -, bem como para evitar o excesso de apresentações em pôsteres de conteúdo por vezes discutível e sem qualquer seleção právia, foi criada uma comissão para avaliar e selecionar, entre os trabalhos recebidos, os 300 melhores.

Essa comissão foi composta pelos 19 componentes da comissão científica, pelo presidente, pelos dois vice-presidentes, pela secretãria-geral e pela primeira secretária do 60º Congresso, que se reuniram em Brasília, nos dias 12 e 13 de maio de 2005. Os componentes da comissão julgadora foram divididos em duplas para a leitura simultânea dos resumos, que não continham informações sobre a procedência nem os nomes dos autores, procedendo a uma avaliação completamente cega. Os trabalhos foram agrupados dentro dos temas dos 18 departamentos especializados da SBD.

Cada resumo de trabalho avaliado recebeu nota que podia variar de zero a dez, obedecendo ao quadro de critários para a pontuação (Quadro 1).

Foram enviados à secretaria do Congresso 774 trabalhos (572 casos clínicos, 95 trabalhos de investigação e 7 resumos de teses ou dissertações). Obedecendo a orientação que havia sido divulgada na ficha de inscrição, somente foram selecionados, para julgamento do márito científico, os trabalhos que tinham seus resumos rigorosamente dentro das normas exigidas. Assim, foram excluídos, por estarem fora do padrão, 100 trabalhos, restando um total de 674 a serem avaliados.

Os quadros 2, 3 e 4 apresentam os resumos dos trabalhos por unidades federadas, e os quadros 5, 6 e 7, os resumos por departamentos.

Neste suplemento dos Anais Brasileiros de Dermatologia estão os resumos dos trabalhos que apresentaram as maiores notas (casos clínicos: 5 a 8; trabalhos de investigação: 6,5 a 8,5; e resumos de teses ou dissertações: de 6 a 9,5), que foram criteriosamente selecionados para apresentação no congresso.

Cabe registrar, também, nossos especiais agradecimentos aos componentes da comissão julgadora, que investiram parte de seu precioso tempo nesta seleção, e à equipe editorial e de apoio dos Anais Brasileiros de Dermatologia.

 

Gladys Aires Martins
Coordenadora da Comissão Científica

Ana Maria Pinheiro
Secretaria Geral

Gerson Penna
Presidente do Congresso