SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Processos linfoproliferativos da pele: part 2 - cutaneous T-cell and NK-cell lymphomas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.81 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000100001 

EDITORIAL

 

A consolidação dos Anais no cenário das revistas médicas

 

 

Completada a edição comemorativa dos 80 anos dos Anais Brasileiros de Dermatologia, o peso da maturidade remete à reflexão sobre o seu real papel na difusão do conhecimento dermatológico entre a comunidade médica brasileira e, por que não, estrangeira.

Apesar da convivência com as adversidades inerentes a nações com consideráveis problemas econômicos e sociais, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), órgão responsável por sua publicação, através de suas diretorias ao longo de todos esses anos, demonstrou constante empenho em manter o periódico ativo. No entanto, além de estabilidade, o periódico deve ter credibilidade e ser respeitado pela comunidade científica, sendo que para isso é essencial satisfazer de forma equilibrada os interesses de leitores, autores e patrocinadores.

Como a revista impressa é de distribuição ampla a todos os associados da SBD, apenas a magnitude de sua tiragem - 5500 exemplares - não é capaz de dimensionar o real interesse dos leitores pelos artigos publicados nos Anais. Entretanto, sua disponibilização on line em versão bilíngüe permitirá em futuro próximo avaliar a evolução do número de acessos e downloads de seus artigos, o que certamente servirá de indicador do atendimento às expectativas dos leitores dos Anais. O editorial do último fascículo apresenta estatística preliminar do acesso a seus artigos, que já pode vislumbrar uma tendência de crescente interesse pelo material científico veiculado na revista, inclusive com significativo número de visitantes estrangeiros, ainda que por ora esteja disponível apenas o volume 80. Em breve, com a inclusão de todo o acervo da revista desde a sua fundação, o site dos Anais se constituirá em fonte de conhecimento dermatológico de inestimável valor, de consulta obrigatória para a elaboração de qualquer trabalho de natureza dermatológica. Por outro lado, a facilidade de acesso ao acervo dos Anais permitirá que seus artigos sejam citados em novas publicações, aumentando o fator de impacto do periódico.

A ampla distribuição dos Anais aos associados da SBD, assim como o expressivo número de consultas e leituras de seus arquivos, certamente servirão de atrativo a pesquisadores e autores, que cada vez mais irão eleger os Anais como veículo para divulgação de seus trabalhos científicos. Portanto, é de se esperar que também se torne crescente o número de artigos submetidos à publicação no periódico e com isso a Equipe Editorial, o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo terão que ser cada vez mais exigentes e rigorosos na avaliação e aceitação de trabalhos submetidos. Além disso, com o aval e o apoio da diretoria da SBD, a Equipe Editorial assumiu o compromisso de elevar o padrão de qualidade dos Anais, como pode ser percebido nas profundas mudanças instituídas ao longo dos últimos dois anos. Também essas mudanças vêm representar significante incentivo para captação de trabalhos de maior qualidade.

O mercado das revistas médicas é um campo em constante expansão, embora bastante exigente e competitivo. Assim, a disputa por patrocínio é acirrada, exigindo importantes requisitos para despertar o interesse de patrocinadores e obter apoio financeiro de agências de fomento científico. Em que pese a dependência de patrocínio para a viabilidade financeira do periódico, a Equipe Editorial deve estar sempre atenta à obediência rigorosa às normas que regem a publicidade médica e farmacêutica.

Enfrentando os desafios próprios desse disputado mercado, os Anais Brasileiros de Dermatologia vêm buscando se adequar à atual realidade dos periódicos científicos e para isso têm passado por constantes transformações, de modo a se afirmar como veículo de prestígio no cenário das publicações científicas no Brasil, América Latina e restante do mundo.

 

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Sílvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado