SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue2Syphilis: diagnosis, treatment and control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.81 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000200001 

EDITORIAL

 

O fator de impacto dos Anais e sua inserção no universo científico nacional

 

 

A Editoria Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia chama a atenção de leitores e autores para acréscimos e detalhamentos efetuados nas instruções aos colaboradores. Essa iniciativa de aperfeiçoamento e constante atualização das normas para apresentação de originais, visa à melhora da qualidade técnica da revista. Atendendo a requisitos técnicos que regem os periódicos científicos, essas normas não serão mais alteradas ao longo do volume, ou seja, ao longo do ano. Por isso só serão publicadas no primeiro fascículo da revista e não mais impressas nos demais, embora continuem disponíveis no site da revista (www.anaisdedermatologia.org.br). E, com o intuito de facilitar a consulta ao longo do ano, as normas estão impressas na forma de encarte destacável.

O “fator de impacto” (FI) de um periódico científico tem sido considerado parâmetro de sua influência no universo científico em que se insere. Idealizado em 1955 por Eugene Garfield nos Estados Unidos da América, o “fator de impacto para periódicos” foi criado no início dos anos 60 para auxiliar na seleção de periódicos para o Science Citation Index, então existente. O FI baseia-se em dois elementos: o ‘número de citações no ano corrente’, obtidas por artigos publicados em determinado periódico nos dois anos imediatamente precedentes, que equivale ao ‘numerador’ da equação, dividido pelo ‘número de artigos publicados’ naquele determinado periódico nos dois anos de referência, que é utilizado como ‘denominador’ da equação. Como exemplo, o FI para 2005 utiliza o número de citações de artigos publicados em 2004 e 2003 nos Anais Brasileiros de Dermatologia e recebidos em 2005, dividido pelo número de artigos publicados nos Anais em 2004 e 2005.

A SciELO (Scientific Electronic Library Online) vem, há algum tempo, publicando série de úteis dados estatísticos relativos aos periódicos que compõem sua base de dados, entre eles o FI dos periódicos nacionais. Infelizmente, o FI dos Anais calculado para o ano de 2005 está aquém do desejável e incompatível com a robustez da Dermatologia brasileira, além de não corresponder a sua real inserção no universo científico nacional. Em outras palavras, artigos neles publicados não são citados à altura de seu perfil de qualidade e importância. Há algumas razões para isso, como, por exemplo, estarmos ainda publicando artigos defasados em um ou dois anos com relação à data de submissão, ou seja, são textos que citam outros artigos dos Anais, mas já fora do período (de dois anos) de contagem do FI. Outra razão, evidentemente, é o hábito do autor brasileiro de não valorizar em termos científicos o que é produzido e publicado internamente.

A SciELO, igualmente, propicia dados que informam quem nos cita. Em 2005, os Anais receberam 92 citações, considerando artigos publicados nos Anais em quaisquer anos de sua história. Dessas 92 citações, artigos dos Anais foram citados por textos dos próprios Anais 71 vezes (77,2%). Outros periódicos que abrigaram trabalhos referindo os Anais foram: Cadernos de Saúde Pública (cinco vezes); Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (quatro vezes); Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (três vezes); Revista Brasileira de Epidemiologia (duas vezes); Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Revista de Saúde Pública, Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e Acta Cirúrgica Brasileira (uma vez cada).

Urge modificarmos esse perfil e voltarmos a exercer, com maior vigor, nossa influência no universo das publicações científicas nacionais. Parte desse esforço é a promoção de mais uma edição de dois eventos que se complementam, o Curso de Metodologia Científica e o Simpósio dos Anais Brasileiros de Dermatologia, durante o 61º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a se realizar em Curitiba, PR. Portanto, desde já fica aqui o convite a chefes de serviços, docentes e pós-graduandos em geral, para que participem desses eventos e discutam conosco iniciativas e estratégias que potencializem nossa produção científica.

 

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Sílvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado