SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue5Cutaneous melanoma: population-based studies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.81 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000500001 

EDITORIAL

 

Simpósio dos Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

No recém-findo 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a equipe editorial científica dos Anais deu seqüência à atividade que vem se tornando tradicional nos congressos da SBD, que é o "Simpósio dos Anais Brasileiros de Dermatologia", voltado prioritariamente para o corpo de pareceristas da revista e para os atuais e potenciais colaboradores. Como nos eventos anteriores, objetivou-se a apresentação e a discussão de temas relevantes à qualidade, atualidade e visibilidade dos Anais.

A apresentação do tema "Importância da redação na qualidade do trabalho científico" buscou chamar a atenção de todos envolvidos com a produção e a publicação científica, seja ela destinada ou não aos Anais, para o aprimoramento constante da redação científica, em especial à capacidade de síntese, clareza, fluidez, atualidade e à fidelidade aos dados quando do relato do fato científico. O respeito ao vernáculo, a correta descrição anatômica e semiológica, o uso da linguagem acadêmica, a restrição da linguagem coloquial foram lembrados como parte do objetivo de todos os envolvidos com os Anais e com sua qualidade.

A palestra relativa à "Importância dos descritores (palavras-chave) em ciências da saúde" procurou salientar a utilização correta de item de vital interesse dos autores, ou seja, como seus artigos poderão ser listados e encontrados nas diferentes bases de indexação. Demonstrou-se a importância de se conhecer e consultar o DeCS no endereço http://decs.bvs.br, para selecionar com propriedade os descritores existentes e adequados ao artigo a ser submetido. A esse propósito, vale lembrar o editorial publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia 2005; 80:457-458.

O tema "Desenhos metodológicos aplicados à Dermatologia" procurou demonstrar, de maneira bastante criativa e em sintonia com o Curso sobre Metodologia Científica do mesmo congresso, a importância de se adequar o método à hipótese científica formulada, bem como os rigores exigidos no desenho, na execução e na coleta de dados da pesquisa.

A qualidade do relato do caso clínico foi igualmente ressaltada quando da apresentação do tema "Documentação fotográfica. Arquivo de fotos. Ilustrações". O conceito sobre fotografia digital, a importância de variáveis como iluminação, fundo, posicionamento e enquadramento da lesão, distância da lesão-alvo, padronização das fotos para análise comparativa foram alguns dos itens apresentados e discutidos. Desnecessário citar o número de casos clínicos de interesse que são prejudicados quando submetidos à avaliação editorial, devido à inadequação da documentação fotográfica.

A visibilidade dos Anais foi o ponto central da apresentação sobre "Referências bibliográficas. Sistema de busca da informação. Fator de impacto". Foram apresentados a sistemática de cálculo do fator de impacto (FI), o número e o ranking relativo dos periódicos em Dermatologia constantes da base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), os fatores que interferem na composição do fator de impacto dos periódicos, o sistema SciELO de cálculo e o FI dos Anais Brasileiros de Dermatologia. A esse respeito vale citar o artigo "Brazilian medical publications: citation patterns for Brazilian-edited and non-Brazilian literature", recém-publicado no Braz J Med Biol Res. 2006; 39:997-1002, que explicita, entre outros itens de interesse para reflexão, a tendência do autor brasileiro de citar artigos publicados em revistas internacionais e não aqueles publicados em revistas editadas no país. Ainda quanto à visibilidade dos Anais, excepcionais foram os números informados de acessos ao portal da revista (www.anaisdedermatologia.org.br), que vêm registrando crescimento mês a mês e os números igualmente crescentes de solicitação de assinaturas dos Anais.

A pertinência das apresentações e das discussões subseqüentes demonstrou a validade do Simpósio e atuou como estímulo a que mais e mais colegas se associem à missão de manter e ampliar a qualidade, atualidade e visibilidade do periódico que representa a comunidade dermatológica brasileira.

 

Sílvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado