SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 suppl.3Epidermolytic acanthoma of the scrotum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.81  suppl.3 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000900001 

EDITORIAL

 

Suplemento de casos clínicos

 

 

A equipe editorial científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia cumpre mais uma de suas metas estabelecidas, que é a edição deste suplemento de casos clínicos.

Desde que assumimos a coordenação científica da revista, tínhamos clara a necessidade de atender aos anseios dos autores de trabalhos aprovados para publicação, porém represados devido ao grande número de artigos nesta condição e à necessidade da revista de privilegiar a publicação de artigos de investigação.

Uma primeira iniciativa visando equacionar esta questão foi a edição de suplemento de casos clínicos na forma de CD-ROM, concretizada em 2005. Foi possível atender vários autores com trabalhos há mais de dois anos aguardando publicação, mas isso não foi suficiente, pois novos artigos acumularam-se rapidamente, dada a tradição da Dermatologia na produção de trabalhos na forma de relato de casos. Assim, pressupomos que deva vir a ser rotina a edição de pelo menos um suplemento de casos clínicos a cada ano.

A publicação de artigos há muito aprovados envolve um processo mais complexo do que possa parecer. Inicia-se com a revisão de cada artigo constante no arquivo e a verificação de sua adequação às normas técnicas que são introduzidas e aperfeiçoadas a cada ano. Segue-se com a consulta aos autores sobre a concordância em aceitar a publicação do artigo em suplemento da revista e a solicitação de sua adequação às normas, além de eventual aperfeiçoamento ou atualização do artigo e da documentação do caso relatado. Cumpre salientar que essa tarefa acontece em meio a período em que os Anais assumiram a responsabilidade de editar três outros suplementos, a saber: o do Título de Especialista, com a reprodução de todas as questões e da análise dos resultados, os quais são múltiplos, complexos e que se pretende úteis a todos os envolvidos com o ensino da Dermatologia; o suplemento com resumo dos trabalhos em pôsteres, aprovados para apresentação no 61° Congresso Brasileiro da SBD; e o suplemento de trabalhos em pôsteres selecionados para apresentação oral e concorrendo à premiação no mesmo congresso, agora publicados na íntegra.

Portanto, este suplemento de casos clínicos representa tarefa maiúscula, fruto de dedicação e esforço da equipe de assistentes editoriais dos Anais.

Cumprindo com sua função também didática de orientação aos autores, a equipe editorial científica chama a atenção de seus colaboradores para a necessidade de aperfeiçoamento da apresentação de relato de casos, tanto da documentação fotográfica, clínica e histopatológica, quanto da produção e coleta dos dados semiológicos.

Esperamos também que os colegas não ligados aos Serviços Credenciados da SBD se sintam motivados a produzir artigos para os Anais Brasileiros de Dermatologia. Seria, sem dúvida, extremamente louvável, que os colegas se habituem a registrar, documentar e divulgar os casos clínicos e os procedimentos de qualidade que porventura ocorram ou sejam produzidos em suas clínicas.

Boa leitura!

 

Sílvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado