SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Mucocutaneous manifestations of dengue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.82 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000400001 

EDITORIAL

 

Os trabalhos premiados dos Anais e o compromisso com a qualidade

 

Awarded papers in the Annals and the commitment to quality

 

 

Entre as múltiplas tarefas que cabem aos editores de um periódico científico está a de pensar maneiras de atrair a submissão de bons trabalhos, obter excelência na documentação e estimular a rotina da leitura. Em busca da motivação e de melhoria constante das contribuições que nos chegam, os Anais têm, entre outras ações, promovido sessões especiais nos Congressos Brasileiros de Dermatologia, para discussão de temas de interesse de autores e pareceristas, e premiado os melhores trabalhos publicados a cada volume.

Naquele referente ao ano de 2006 temos o grato prazer de anunciar os trabalhos selecionados e premiados. Da seção de Investigação Clínica, Epidemiológica, Laboratorial e Terapêutica: 1º lugar — Ricardo Hsieh, Fabrício B. Sousa, Aline Firmiano, Fábio D. Nunes, Maria Helena C. G. de Magalhães e Miriam N. Souto. Estudo genético do gene p16 pela técnica de PCR-SSCP e expressão da proteína P16 em melanomas da mucosa oral e melanomas cutâneos (An Bras Dermatol. 2006;81:433- 41), trabalho desenvolvido no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e no Laboratório de Biologia Molecular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. 2º lugar: Fabiane Mulinari- Brenner, Fernanda H. Mello de Souza, José Fillus Neto e Luiz Fernando B. Torresi. Avaliação quantitativa em cortes transversais do couro cabeludo (An Bras Dermatol. 2006;81:227-32), trabalho realizado no Departamento de Clínica Médica, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná. Na seção de Casos Clínicos o 1º lugar coube ao trabalho de Tatiana Villas Boas Gabbi, Neuza Y. S. Valente e Luiz Guilherme Martins Castro. Doença de Paget pigmentada do mamilo simulando melanoma cutâneo: importância da imuno-histoquímica na diferenciação dessas doenças (An Bras Dermatol. 2006;81:457-60), realizado na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. O 2º lugar, ao de Susana Giraldi, Kerstin T Abagge, Vânia Oliveira de Carvalho, Simone Muller, Leide P. Marinoni, Betina Werner e José Fillus Neto. Paraqueratose granular: relato de seis casos em crianças (An Bras Dermatol. 2006;81:59-64), realizado no Serviço de Dermatologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná.

Além de motivar a publicação de qualidade, cabe também à Editoria Científica dos Anais a orientação de seus colaboradores, no sentido de evitar submissões ou comportamentos que dificultem os trabalhos da Equipe Editorial, provocam atrasos e nos colocam sob risco de erro. A propósito de fatos como esses, sugerimos a leitura do artigo de Jeffrey D. Bernhard no J Am Acad Dermatol. 2007;56:887-8, em que relata sua experiência de nove anos como editor do Journal of the American Academy of Dermatology e destaca a recorrência de 12 padrões inadequados de submissão de artigos por parte de autores, alguns deles reiteradamente presentes também em nossa rotina — não observação das normas da revista e até mesmo tentativa de argumentação no sentido de "abrir exceções"; submissão de artigos sem a devida revisão e releitura; autores renomados que delegam funções de redação e não realizam a revisão do artigo de forma apropriada antes da submissão; submissão de artigos rejeitados por outros periódicos e submetidos ainda de acordo com as normas do periódico precedente; ausência de mérito para constituir-se como co-autor; e, ainda, submissão com falhas e lacunas na expectativa de que editores e pareceristas possam contribuir com as melhorias necessárias. Acrescente-se a má qualidade da documentação fotográfica, que forçosamente obriga à recusa de artigos com outras qualidades.

Como se vê, há como contribuir para um periódico melhor a cada fascículo. Fica, portanto, o convite à leitura e à reflexão.

 

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Silvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License