SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Mucocutaneous manifestations of dengue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.82 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000400001 

EDITORIAL

 

Os trabalhos premiados dos Anais e o compromisso com a qualidade

 

Awarded papers in the Annals and the commitment to quality

 

 

Entre as múltiplas tarefas que cabem aos editores de um periódico científico está a de pensar maneiras de atrair a submissão de bons trabalhos, obter excelência na documentação e estimular a rotina da leitura. Em busca da motivação e de melhoria constante das contribuições que nos chegam, os Anais têm, entre outras ações, promovido sessões especiais nos Congressos Brasileiros de Dermatologia, para discussão de temas de interesse de autores e pareceristas, e premiado os melhores trabalhos publicados a cada volume.

Naquele referente ao ano de 2006 temos o grato prazer de anunciar os trabalhos selecionados e premiados. Da seção de Investigação Clínica, Epidemiológica, Laboratorial e Terapêutica: 1º lugar — Ricardo Hsieh, Fabrício B. Sousa, Aline Firmiano, Fábio D. Nunes, Maria Helena C. G. de Magalhães e Miriam N. Souto. Estudo genético do gene p16 pela técnica de PCR-SSCP e expressão da proteína P16 em melanomas da mucosa oral e melanomas cutâneos (An Bras Dermatol. 2006;81:433- 41), trabalho desenvolvido no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e no Laboratório de Biologia Molecular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. 2º lugar: Fabiane Mulinari- Brenner, Fernanda H. Mello de Souza, José Fillus Neto e Luiz Fernando B. Torresi. Avaliação quantitativa em cortes transversais do couro cabeludo (An Bras Dermatol. 2006;81:227-32), trabalho realizado no Departamento de Clínica Médica, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná. Na seção de Casos Clínicos o 1º lugar coube ao trabalho de Tatiana Villas Boas Gabbi, Neuza Y. S. Valente e Luiz Guilherme Martins Castro. Doença de Paget pigmentada do mamilo simulando melanoma cutâneo: importância da imuno-histoquímica na diferenciação dessas doenças (An Bras Dermatol. 2006;81:457-60), realizado na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. O 2º lugar, ao de Susana Giraldi, Kerstin T Abagge, Vânia Oliveira de Carvalho, Simone Muller, Leide P. Marinoni, Betina Werner e José Fillus Neto. Paraqueratose granular: relato de seis casos em crianças (An Bras Dermatol. 2006;81:59-64), realizado no Serviço de Dermatologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná.

Além de motivar a publicação de qualidade, cabe também à Editoria Científica dos Anais a orientação de seus colaboradores, no sentido de evitar submissões ou comportamentos que dificultem os trabalhos da Equipe Editorial, provocam atrasos e nos colocam sob risco de erro. A propósito de fatos como esses, sugerimos a leitura do artigo de Jeffrey D. Bernhard no J Am Acad Dermatol. 2007;56:887-8, em que relata sua experiência de nove anos como editor do Journal of the American Academy of Dermatology e destaca a recorrência de 12 padrões inadequados de submissão de artigos por parte de autores, alguns deles reiteradamente presentes também em nossa rotina — não observação das normas da revista e até mesmo tentativa de argumentação no sentido de "abrir exceções"; submissão de artigos sem a devida revisão e releitura; autores renomados que delegam funções de redação e não realizam a revisão do artigo de forma apropriada antes da submissão; submissão de artigos rejeitados por outros periódicos e submetidos ainda de acordo com as normas do periódico precedente; ausência de mérito para constituir-se como co-autor; e, ainda, submissão com falhas e lacunas na expectativa de que editores e pareceristas possam contribuir com as melhorias necessárias. Acrescente-se a má qualidade da documentação fotográfica, que forçosamente obriga à recusa de artigos com outras qualidades.

Como se vê, há como contribuir para um periódico melhor a cada fascículo. Fica, portanto, o convite à leitura e à reflexão.

 

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Silvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado