SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue6CorrespondênciaAbordagem terapêutica dos hemangiomas na infância author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.82 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000600016 

CORRESPONDÊNCIA

 

Ilmo. Senhores
Bernardo Gontijo, Silvio Marques, Everton do Vale
MD. Editores dos Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

Senhores Editores,

Ao cumprimentá-los cordialmente, refiro-me à excelente qualidade que os ABD vêm alcançando. Particularmente referente ao volume 82, n 5, set/out 2007, que para quem trabalha com dermatologia infecciosa foi um presente, gostaria de tecer alguns comentários:

O editorial Informação de ponta x enfoque prático. Qual o perfil ideal de um periódico médico? exprime, de forma absolutamente clara, o equilíbrio necessário entre a vida prática e a melhor evidência científica.

O manuscrito, Paracoccidioidomicose: freqüência, morfologia e patogênese de lesões tegumentares, de Marques SA, Cortez DA, Lastória JC, Camargo RMP e Marques MEA é completo e, a partir dos 152 casos estudados, nos permite visitar os diversos aspectos de um problema de saúde pública.

Em Hanseníase: uma doença genética? de Costa FP e Mira M, traz aos nosso pares, em linguagem acessível, as conquistas mais recentes da ciência aportadas por um jovem brasileiro que já tem três publicações no NATURE. O professor Marcelo Mira é, sem dúvida, um expoente que orgulha o país.

Finalmente, não posso me furtar a lamentar que o manuscrito Prevalência de dermatoses na rede básica de saúde de Campinas, São Paulo, Brasil, de Júnior AS, Andrade MGG, Zeferino AB, Alegre SM, Moraes AP e Velho PENF, seja publicado sem minimamente citar a referência Perfil nosológico das consultas dermatológicas no Brasil de autoria institucional da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ora, quando autores de um manuscrito escolhem um periódico para publicar, é imperativo que em sua revisão bibliográfica eles, pelo menos, verifiquem o que este mesmo periódico publicou sobre o assunto. Em não tendo feito, e os referees não atentando para tal fato, deixou a discussão do assunto pobre e comparada a artigos pontuais internacionais, sem o fazê-lo com uma amostra inquestionável e publicada pela nossa sociedade, que vem subsidiando a formulação de política pública em âmbito nacional. Lamentável.

Recebam, senhores editores, meu abraço e meu respeito.q

 

Atenciosamente,

Gerson Penna

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License