Acessibilidade / Reportar erro

Vitiligo: estudo do comportamento histológico e clínico após curetagem

INFORMES

DISSERTAÇÃO

q Vitiligo: estudo do comportamento histológico e clínico após curetagem seqüencial. Dissertação de Mestrado defendida em 2006. Área de Concentração: Medicina. Faculdade de Medicina da Fundação do ABC - Santo André (SP), Brasil.

Autor: Jefferson Alfredo de Barros

Orientadora: Profª Drª Maria Aparecida da Silva Pinhal

Co-Orientador: Prof. Dr. Carlos D'Aparecida Santos Machado Filho.

Vitiligo é caracterizado pela redução física e/ ou funcional de melanócitos. Melanócitos amelanóticos estão presentes no folículo piloso, constituindo uma reserva melanocítica. Procedimentos que geram abrasão superficial da pele induzem a ativação e migração de melanócitos do folículo piloso, no processo de regeneração epidérmica. Avaliou-se média dos percentuais de melanócitos em relação queratinócitos da camada basal epidérmica, a presença de pigmento melânico e a evolução clínica, antes e após curetagem seqüencial, em pacientes com vitiligo. Foram avaliados 16 pacientes. Realizada seqüência de três curetagens superficiais a cada 30 dias, biópsias pré-curetagem (controle) e 30 dias após cada curetagem. Coloração de hemotoxilina-eosina foi utilizada para analisar a média do percentual de melanócitos e Fontana-Masson para determinar a presença de pigmento melânico. Observou-se uma tendência ao aumento da média percentual de melanócitos (p<0,10) e aumento estatisticamente significante da presença de melanina (p<0,05) após a terceira curetagem. Variados graus de repigmentação em 50 % dos casos após a terceira curetagem. Conclui-se que uma seqüência de curetagens (abrasões), tende a elevar o percentual de melanócitos na camada basal epidérmica, pode induzir a formação de grânulos de melanina e produzir aumento da repigmentação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Fev 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br