SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue6Cutaneous manifestations of thrombophilia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.83 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000600001 

EDITORIAL

 

Teoria dos ciclos

 

 

Bernardo GontijoI; Everton Siviero do ValeII; Silvio Alencar MarquesIII

IEditor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia
IIEditor Científico Associado
IIIEditor Científico Associado

 

 

Pensador brilhante, o economista russo Nicolai Kondratieff (1892-1938) concebeu um dos mais respeitados e duradouros conceitos no campo econômico: a "Teoria dos ciclos", posteriormente denominada "Ondas de Kondratieff" em homenagem ao seu criador. A partir da constatação estatística de que a economia vive em ciclos, demonstrou que os períodos de crescimento são sempre desencadeados por um fator-chave responsável pela porção ascendente da onda.

Embora originalmente restrita ao espectro sócio-econômico, a teoria de Kondratieff, por abstração e analogia, estende-se com notável reprodutibilidade a inúmeras outras áreas. Virtualmente a quase todas, em especial aquelas que envolvem o pensar.

Dentre os fatos e conquistas relevantes ocorridos durante o ano de 2008, dois especificamente merecem destaque. Os Anais Brasileiros de Dermatologia passaram a integrar a base de dados da Thomson Reuters, editora do Journal Citation Reports . Essa publicação oferece meios objetivos e sistemáticos para avaliar as mais importantes publicações científicas mundiais e, assim, mensurar a influência e o impacto dos periódicos. Deve-se ressaltar que a indexação foi espontânea, isto é, feita por convite, e não pleiteada pelos Anais. Igualmente por convite, os Anais foram inseridos na SCOPUS (http://info.scopus. com/about/), a maior base mundial de resumos e citações. Para o leitor interessado, recomenda-se acessar http://www.scimagojr.com/journalsearch. php? q=03650596&tip=iss&exact=yes para uma análise comparativa do nosso periódico no período de 1999 a 2007. A indexação na Medline deverá ser decidida pelo Comitê Julgador da National Library of Medicine em reunião prevista para fevereiro de 2009.

A despeito do seu trabalho inovador e embora adepto de primeira hora da revolução de 1917, Kondratieff amargou seus últimos anos em um gulag e morreu fuzilado. Os conceitos do livre pensar não eram familiares aos déspotas de plantão, pouco afeitos aos mais elementares princípios democráticos. Tampouco sabiam eles discernir entre o pessoal e o institucional. Mas aí talvez seria exigir demais diante de tanta mediocridade e pequenez.

 

Como citar este artigo: Gontijo B, Vale ECS, Marques SA. Teoria dos ciclos. An Bras Dermatol. 2008;83(6):489.