SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue6Cutaneous manifestations of thrombophilia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.83 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000600001 

EDITORIAL

 

Teoria dos ciclos

 

 

Bernardo GontijoI; Everton Siviero do ValeII; Silvio Alencar MarquesIII

IEditor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia
IIEditor Científico Associado
IIIEditor Científico Associado

 

 

Pensador brilhante, o economista russo Nicolai Kondratieff (1892-1938) concebeu um dos mais respeitados e duradouros conceitos no campo econômico: a "Teoria dos ciclos", posteriormente denominada "Ondas de Kondratieff" em homenagem ao seu criador. A partir da constatação estatística de que a economia vive em ciclos, demonstrou que os períodos de crescimento são sempre desencadeados por um fator-chave responsável pela porção ascendente da onda.

Embora originalmente restrita ao espectro sócio-econômico, a teoria de Kondratieff, por abstração e analogia, estende-se com notável reprodutibilidade a inúmeras outras áreas. Virtualmente a quase todas, em especial aquelas que envolvem o pensar.

Dentre os fatos e conquistas relevantes ocorridos durante o ano de 2008, dois especificamente merecem destaque. Os Anais Brasileiros de Dermatologia passaram a integrar a base de dados da Thomson Reuters, editora do Journal Citation Reports . Essa publicação oferece meios objetivos e sistemáticos para avaliar as mais importantes publicações científicas mundiais e, assim, mensurar a influência e o impacto dos periódicos. Deve-se ressaltar que a indexação foi espontânea, isto é, feita por convite, e não pleiteada pelos Anais. Igualmente por convite, os Anais foram inseridos na SCOPUS (http://info.scopus. com/about/), a maior base mundial de resumos e citações. Para o leitor interessado, recomenda-se acessar http://www.scimagojr.com/journalsearch. php? q=03650596&tip=iss&exact=yes para uma análise comparativa do nosso periódico no período de 1999 a 2007. A indexação na Medline deverá ser decidida pelo Comitê Julgador da National Library of Medicine em reunião prevista para fevereiro de 2009.

A despeito do seu trabalho inovador e embora adepto de primeira hora da revolução de 1917, Kondratieff amargou seus últimos anos em um gulag e morreu fuzilado. Os conceitos do livre pensar não eram familiares aos déspotas de plantão, pouco afeitos aos mais elementares princípios democráticos. Tampouco sabiam eles discernir entre o pessoal e o institucional. Mas aí talvez seria exigir demais diante de tanta mediocridade e pequenez.

 

Como citar este artigo: Gontijo B, Vale ECS, Marques SA. Teoria dos ciclos. An Bras Dermatol. 2008;83(6):489.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License