SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue1Doações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.84 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000100020 

INFORMES

 

Doações

 

 

Livro

Comentário sobre o livro: Löser C, Plewig G, ed. Pantheon der Dermatologie. Heidelberg: Springer, 2008. 830p.

Feliz e oportuno o título eleito pelos editores Christoph Löser e Gerd Plewig: Pantheon der Dermatologie - Panteão da Dermatologia, em alusão ao templo consagrado a todos os deuses - para batizar esta magnífica publicação recentemente editada. Já a epígrafe realça e dá vida a epônimos e a outros médicos que esclareceram doenças ainda obscuras ou aquelas para as quais não se credita terminologia ou etiologia precisa.

A consulta a este livro tende a ser permanente e mesmo obrigatória: presença constante e voltada a todos os que pretendam alargar sua visão histórica e os caminhos percorridos por esses notáveis médicos que nos precederam. Nele estão incluídas mais de 200 biografias de grandes mestres, com 1. 872 fotos e ilustrações. A colaboração internacional de 156 autores expressa a autenticidade do conhecimento necessário para completar esta seleção.

Perspicaz o convite dos editores para que pessoas próximas aos mestres contemplados na obra escrevessem alguns capítulos. Assim, Jacques Bazex discorre sobre seu pai, André Bazex, dermatologista eternamente consagrado pela Akrokeratosis Paraneoplastica Bazex e pelos neuromas mucocutâneos que levam seu nome. Jean Civatte, por sua vez, escreve sobre Achille Civatte, imortalizado pelos corpúsculos de Civatte, pela poiquilodermia de Civatte e por sua maior contribuição para a dermatopatologia: a descrição original da acantólise observada no pênfigo vulgar. Curiosidades históricas também merecem destaque: por exemplo, a oposição enfrentada por Duhring, por parte de Moriz Kaposi, para individualizar a sua dermatite herpetiforme, somente consubstanciada com sucesso após 18 publicações consecutivas; e, ainda, o conflito acadêmico entre Hansen e Neisser para obter o reconhecimento científico de paternidade na descoberta do bacilo da hanseníase.Pena a obra estar disponível, até o momento, somente em alemão. A editora, no entanto, promete para breve a tradução para o português.

Ney Romiti
Unilus - Santos (SP), Brasil.

Ricardo Romiti
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) - São Paulo ), Brasil.