SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue2Publications and expectations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.84 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000200001 

EDITORIAL

 

Chegamos lá!

 

 

A Dermatologia Brasileira está em festa! Os Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD) acabam de reingressar à base de dados MEDLINE – principal referência em ciências da vida, com concentração em biomedicina – patamar em que todas as revistas científicas de medicina almejam um dia chegar.

Com isso, os ABD passam a figurar entre os principais periódicos dermatológicos, sendo esta uma conquista valiosa para todos e cada um dos sócios da SBD. É, sem dúvida, uma grande vitória dos nossos editores anteriores, que tentaram mais de uma vez a indexação, em especial de Bernardo Gontijo e seus editores associados. Também é fruto da contribuição dos autores por confiarem seus artigos aos ABD, do apoio das diretorias da SBD, da equipe de apoio da revista, bem como dos seus pareceristas e conselheiros. Enfim, de todos que acreditaram que este reingresso ao MEDLINE pudesse ser possível.

Certamente, a Dermatologia brasileira merece este resultado. Afinal, é a Dermatologia de Adolfo Lutz, com suas notáveis contribuições na área de nosologia tropical. De Fernando Terra e Eduardo Rabello, que contribuíram com o surgimento da SBD em 1912 e com o início da investigação científica na nossa área. De Oswaldo Cruz, que deu especial atenção à investigação dermatológica, devido à influência que recebeu, em Paris, de Sabouraud - o fundador da micologia médica. De Adolpho Lindberg, pioneiro na descoberta do agente etiológico da leishmaniose. De Gaspar Viana, que desenvolveu um antimonial para o tratamento da leishmaniose tegumentar. De Rubem David Azulay, grande professor, que fundou importante instituto de ensino e foi editor chefe dos ABD por duas vezes e, ainda hoje, continua participando ativamente no meio. De Sebastião de Almeida Prado Sampaio, mestre de todos nós e um eterno entusiasta da Dermatologia, que nos deixou recentemente, causando uma imensa lacuna no cenário brasileiro e mundial... Além de tantos outros nomes ilustres: é certo que seria impossível citar cada um deles nesta hora. Esta Dermatologia, de tão memoráveis mestres e seus quase 6000 sócios da SBD, merece esta brilhante conquista.

É importante salientar que os ABD foram indexados e incluídos no MEDLINE durante o período compreendido entre 1966 e o início de 1971. De 1971 até os dias atuais, foram 38 anos de desindexação, no que pesem os inúmeros esforços dos editores. Portanto, a nossa luta continua, sempre na busca de trabalhos de alta qualidade, que venham a engrandecer este valioso periódico, mantendo-o num lugar de destaque dentre as publicações dermatológicas.

Perder a indexação novamente, nem pensar.

 

 

Izelda Maria Carvalho Costa
Editora Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

Como citar este artigo: Costa IMC. Chegamos lá. An Bras Dermatol. 2009;84(2):107.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License