SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue2We did it!Autoimmune bullous dermatoses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.84 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000200002 

EDITORIAL

 

Publicações e expectativas

 

 

O periódico científico Anais Brasileiros de Dermatologia pretende tornar-se, cada vez mais, um dos preferenciais entre autores e leitores do Brasil e do exterior.

A qualidade das publicações é crescente, sendo este o primeiro passo para toda e qualquer pretensão ao destaque maior.

A virtuosidade de um sistema editorial inicia com a publicação de artigos com relevância para sua área. A seguir, deve ocorrer o reconhecimento progressivamente maior do meio científico quanto ao valor da revista e, completando o círculo e retroalimentando o sistema, é esperado que mais e melhores trabalhos continuem sendo submetidos para avaliação. A elevação dos números de citações e do fator de impacto e as indexações importantes serão consequência.

O presente número bem representa esse intuito, que não somente é dos editores atuais e mais recentes, mas, certamente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do conjunto dos dermatologistas brasileiros.

Educação Médica Continuada apresenta as dermatoses bolhosas autoimunes, um capítulo com inestimáveis, históricos e belos ensinamentos proferidos por professores e dermatologistas do nosso país e endereçados à dermatologia mundial e à medicina em geral (páginas 111 à 124 ).

Entre os trabalhos de investigação, é importante destacar a publicação de uma coorte que averiguou o comportamento dos nevos congênitos em uma amostra de crianças e adolescentes, tema sobre o qual a literatura médica possui dados, por vezes, discordantes (páginas 129 à 135 ). Os critérios de seleção dos pacientes e os díspares delineamentos dos trabalhos que envolvem esse tema ocasionam dificuldades para uma reflexão e síntese. A necessidade de prolongar o tempo de observação das coortes é imperativa para a identificação de possíveis transformações malignas dos nevos.

O trabalho de revisão sobre a esclerodermia na infância, completo e com ilustrações altamente representativas, certamente auxiliará os que estudam o assunto para sua prática diária (páginas 161 à 172).

Os artigos com casos clínicos deste número são predestinados a estimular os leitores à reflexão e aos estudos. Entre eles, o artigo que discute as diferenças dermatoscópicas das melanoníquias, a partir de dois casos clínicos, merece atenção especial (páginas 185 à 189 ), assim como o que destaca a rara concomitância, no mesmo paciente, da dermatite alérgica de contato (hipersensibilidade tipo IV) a um componente da borracha (tiuram) e da urticária de contato ao látex (reação imediata – tipo I) (páginas 177 à 179 ).

Na seção Dermatopatologia, o artigo publicado aborda, de forma objetiva e prática para o cotidiano clínico, a utilidade da avaliação da queratina ungueal com vistas à identificação de onicopatias, além de detalhar dados sobre os métodos de coleta, preparação do material e interpretação dos resultados (páginas 173 à 176).

Como anúncio oficial, é importante frisar que o processo para inauguração da submissão online está sendo finalizado e logo será iniciada essa nova fase dos Anais Brasileiros de Dermatologia. Todos os envolvidos no processo de publicação serão beneficiados, garantindo- se a transparência e a independência características de organismos científicos com alta credibilidade.

A partir de julho de 2009, os artigos serão submetidos exclusivamente via eletrônica. Um período de transição será instaurado, pois haverá a convivência dos trâmites dos artigos mais antigos com os mais novos, mas, em médio prazo, a agilidade do sistema será percebida e esse quesito operacional da editoração será aperfeiçoado. A Dermatologia brasileira merece.

 

 

Renan Rangel Bonamigo
Editor Científico Associado - Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

Como citar este artigo: Bonamigo RR. Publicações e expectativas. An Bras Dermatol. 2009;84(2):108.