SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue2DoaçõesErrata author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.84 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000200019 

INFORMES

 

Carta ao leitor

 

 

Dra. Izelda Maria Carvalho Costa

Editora Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia

a/c de Vanessa

Senhora Editora

Quero elogiar os autores do trabalho de educação médica continuada "Criocirurgia com nitrogênio líquido e as dermatoses infecciosas", publicado no número 4 de 2008, doutores Aparecida Machado de Moraes, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho e Renata Ferreira Magalhães, pela maneira como formularam as questões relativas ao texto. Todas foram vazadas em perguntas sobre o que o leitor entendeu. Na minha opinião é isso que o questionário deve avaliar: se o leitor aprendeu o que foi descrito no artigo.

Tenho observado que a maioria dos artigos tem questões montadas para verificar o que o não é, do tipo "são características da ... exceto", " assinale a alternativa incorreta", "é incorreto afirmar que", "não diz respeito a...". Houve um questionário que teve 17 das 20 questões desse tipo. Ora, por que o que não é é mais relevante do que o que é? Quem sabe o que não é não necessariamente sabe o que é, portanto esse é um método que avalia falsamente e induz o leitor a raciocinar ao contrário. Numa perquirição clínica, se todas as hipóteses, menos uma, puderem ser eliminadas, não há certeza de que a que sobrou seja a verdadeira. É preciso comprovar que é. Assim, as perguntas devem buscar o que o leitor sabe com certeza. É isso que ensina.

Apenas em dois artigos os autores tiveram esse cuidado. O em foco e o por mim escrito, publicado no número 4 de 2000. Por isso, cumprimento os autores e espero que os próximos sigam o mesmo método.

Atenciosamente,
Roberto Azambuja

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License