SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue3Mastocytosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.84 no.3 Rio de Janeiro July 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000300001 

EDITORIAL

 

Livre acesso ao conhecimento

 

 

Os Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD) atingiram o tão almejado objetivo depois de muita dedicação e luta por parte de todos os associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, e hoje é publicação indexada na base de dados do Medline.

A discussão sobre o livre acesso ao conteúdo integral desta revista científica volta portanto à baila.

A questão dos direitos autorais e da propriedade intelectual além da necessidade de comercialização das publicações científicas pelos editores faz com que algumas ainda sejam de acesso restrito.

Por outro lado percebe-se uma tendência da permissão do livre acesso do conhecimento científico que deve levar ao aumento da pesquisa, multiplicando consequentemente a quantidade de publicações.

Os ABD estão presentes no programa SciELO, criado em 1997 numa parceria entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e a Bireme – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Em seu site (www.scielo.br) permite o livre acesso a todas as publicações científicas que fazem parte de seu programa.

Em meados de 2005, foi lançado o site dos ABD (www.anaisdedermatologia.org.br), cuja procura vem tendo aumento expressivo: em 2005 foram aproximadamente 3.000 acessos por mês; em 2006, cerca de 23.000; em 2007, 58.000; e em 2008 a expressiva cifra de 140.000 acessos mensais.

Acreditamos que a política de livre acesso ao conhecimento científico deva continuar.

A quantidade da produção científica da dermatologia brasileira aumentou, e sua qualidade está comprovadamente em ascensão. Temos atávica vocação a publicar casos clínicos, mas nota-se tendência crescente na linha investigativa, com a vantagem de nos distinguir no âmbito das dermatoses tropicais.

Com o livre acesso certamente não haverá dificuldades para fazer citações aos ABD, o que ampliará o fator de impacto, tornando esta revista com certeza o ex-libris da dermatologia brasileira.

Resta-nos contudo, estabelecer a plena dinâmica eletrônica com a submissão dos trabalhos dos autores por meio eletrônico.

 

 

Vitor Manoel Silva dos Reis
Editor Científico Associado - Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

Como citar este artigo: Reis VMS. Livre acesso ao conhecimento. An Bras Dermatol. 2009;84(3):211.