SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue5Doação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.84 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000500024 

INFORMES

 

Doação

 

 

Tese

  • Dr. Carlos Augusto Zanardini Pereira.
    Tese de Doutorado defendida em 2009.

Avaliação do efeito da fenitoína(5,5-Difenil-2-4- Imidazolidione, Sódio) na cicatrização cutânea da excisão de nevos melanocíticos na face e no dorso do tórax. Tese de Doutorado defendida em 2009. Área de concentração: Ciências. Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - SP, Brasil.

 

Autor: Dr. Carlos Augusto Zanardidni Pereira
Orientadora: Profª. Drª. Alice de Oliveira de Avelar Alchorne

Resumo - Este Trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do uso tópico da fenitoína na cicatrização de feridas cutâneas. A fenitoína como terapia sistêmica tem ação anticonvulsivante, e com o uso tópico tem ação de acelerar a cicatrização de feridas cutâneas. Neste estudo foram avaliadas 100 pacientes cada um com 2 feridas cutâneas resultantes da excisão de lesões de nevos melanocíticos, sendo 50 pacientes com lesões na face e 50 pacientes com lesões em dorso do tórax, totalizando 200 lesões excisadas com punch modificado. Durante o tratamento o mesmo paciente recebia a fenitoína a 0,5% em creme e o creme base (controle), para fazer os curativos diariamente. O seguimento dos pacientes foi realizado no período de 7, 14, 21, e 60 dias, sendo avaliados os seguintes parâmetros: sangramento, exsudato, eritema na borda da ferida, infecção, presença de tecido de granulção hipertrófico, tempo de cicatrização, intesidade da epitelização, área da ferida cutânea, o formato e área da cicatriz, as possíveis reações adversas e o resultado cosmético. Os pacientes foram comparados quanto a idade, peso, altura, fototipo, tipo histológico da lesão. A fenitoína apresentou melhor resultado terapêutico e cosmético comparado com o creme base(controle). A fenitoína é uma droga de baixo custo, que acelera a cicatrização de feridas cutâneas.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License