SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Change the Qualis criteria! author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.85 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000400001 

EDITORIAL

 

O contexto e as suas tendências

 

 

Ao saudar mais um número de nossa revista, novas tendências são reveladas, nitidamente, quanto ao perfil dos trabalhos recebidos.

Primeiramente, ocorreu o esperado para 2010: com a indexação ao Medline e com o início da submissão eletrônica, a quantidade mensal de artigos recebidos para análise do corpo editorial aumentou significativamente.

Analisando-se os detalhes desse contexto, percebe- se um elevado número de contribuições sob a forma de trabalhos de investigação, em comparação aos anos prévios. Esse detalhe pode significar que os autores estão considerando, cada vez mais, os Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD) para expor seus estudos mais relevantes, muitos advindos de dissertações e teses apresentadas em nossas instituições universitárias.

É importante perceber, também, um interesse de autores estrangeiros quanto aos Anais, particularmente, da América Latina e de países da Europa. Esse aspecto correlaciona-se com maior disseminação da presença do periódico no cenário internacional.

Cumpre ressaltar que a Dermatologia brasileira, dinâmica e cientificamente consistente, orienta os rumos da qualidade dos Anais e nela influencia diretamente. Assim, a formação inicial e contínua de nossos dermatologistas possui uma estreita relação, a curto, médio e longo prazos, com a qualidade das nossas publicações. Portanto, o esforço para a obtenção e a manutenção de altos patamares de qualidade nos Anais depende muito, também, do perfil da educação dermatológica vigente no país, sob a responsabilidade de todos os Serviços credenciados à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em síntese, em um contexto de significativas mudanças positivas, determinados fatores internos e externos aos ABD podem contribuir para sua melhoria. Reconhecer esses fatores e trabalhar no sentido de aprimorá-los é o desafio em voga.

Boa leitura.

 

Renan Rangel Bonamigo
Editor Científico Associado - Anais Brasileiros de Dermatologia