SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue5Do you know this syndrome? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.85 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000500030 

OBITUÁRIO

 

Homenagem póstuma ao Prof. Ruy Noronha de Miranda

 

 

Foi um destaque na medicina do Paraná, na área de ensino, pesquisa e pratica medica. Tive a felicidade de conhecer conviver com o prof. Miranda desfrutando de um profissionalismo e amizade, me proporcionando descrever um ilustre dermatologista, com o qual convivi durante 50 anos.

Nascido na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul, no dia 29 de julho de 1914, e seus progenitores Alcebiades Miranda e D. Paulina Noronha de Miranda. Seus estudos primário e secundário foram na cidade do Rio de Janeiro, no grupo escolar Delfim Moreira e no Colégio Militar. Graduou-se 1938, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, e em 1943, obteve o titulo de Doutor em medicina e livre docente em Doenças Tropicais na mesma Universidade. Conquistou com brilho a Cátedra de Dermatologia e Sifilografia da Universidade Federal do Paraná. Como pesquisador fundou o Centro de Estudos Leprologicos Sousa Araujo da Universidade Federal do Paraná, onde publicou durante 20 anos a Revista do Centro de Estudos Leprologicos com trabalhos inéditos, como o fenômeno Mitsuda, o tratamento da esporotricose pela esporotriquina.

Em 1960 foi titular da disciplina de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná durante 2 anos. Membro da Academia Paranaense de Letras e da Academia Paranaense de Medicina. Exerceu outras atividades como Diretor do Hospital São Roque, Chefe da Divisão de Profilaxia da lepra, Vice-Presidente da Associação Medica Brasileira, Fundador Regional da SBD do Paraná e Presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia em 1968.

 

 

Criou a Fundação Pró-Hansen em 18 de julho de 1990, permanecendo na atividade até seu falecimento no dia 27 de maio de 2010, aos 95 anos.

Publicou um livro sobre fundamentos da Dermatologia no ano de 1972.

Sempre ao seu lado a sua dedicada esposa, Hesperia, desta união nasceram, Ruy Paulo em Memoriam e Zeá Regina e destes filhos tem vários netos.

Sobre formar com sabedoria sua equipe de professores altamente qualificados na área de Dermatologia. Foi humanitário, ético, personalidade forte e muito caráter. Até seua últimos momentos de vida manteve plena atividade mental, tendo publicado mensalmente artigos em Veículos de Informação com o nome de "Os Mistérios da Vida".

O professor Miranda deixou um legado na Historia da Dermatologia do Paraná.

 

Dr. Luiz Carlos Pereira