SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue6Sexually transmitted diseases during pregnancy: a synthesis of particularities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.85 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000600001 

EDITORIAL

 

Crescimento dos ABD

 

 

Mais um ano que finda.

Ao fazer o balanço do ano 2010, notamos que nosso periódico permanece em grande ritmo de evolução. Progressivamente, temos recebido uma quantidade impressionante de artigos de investigação, o que significa que nossos pesquisadores confiam seus preciosos artigos originais, realizados sob árdua condição da pesquisa médico-científica brasileira, aos Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD). Esta atitude certamente é o que honra e consagra a qualidade do periódico.

Outra conseqüência do aumento do número de artigos recebidos é o maior número de páginas a cada volume. Como resultado, os seis números deste ano já contabilizam em torno de 1000 páginas: um recorde para os ABD!

Para dar continuidade a todo este avanço e aumentarmos nosso fator de impacto, pretendemos, em 2011, expandir a visibilidade do maior periódico da Dermatologia brasileira sobretudo no âmbito internacional. Para tal, a equipe editorial, em consonância com autores brasileiros que se destacam constantemente em publicações dentro e fora do nosso país, decidimos que, a partir de primeiro de abril do próximo ano, mesmo os artigos de autores brasileiros deverão ser submetidos integralmente em inglês, a fim de que leitores de todo o mundo possam ter fácil acesso a eles. Além disso, ao tornar a língua inglesa oficial, poderemos também ampliar nosso banco de revisores internacionais, gerando uma troca de conhecimentos científicos extremamente saudável e enriquecedora.

Embora atualmente haja a tradução da versão final (após correção dos revisores e equipe editorial) dos artigos do português para o inglês (o que fica disponibilizado exclusivamente online), a base de dados Pubmed/Medline considera somente a língua oficial da revista impressa, ou seja, no nosso caso atual, a língua portuguesa, o que limita consideravelmente a abrangência dos nossos artigos no mundo científico. Dessa forma, também evitaremos possíveis inadequações de termos traduzidos por não-autores. Temos exemplos de revistas nacionais que tomaram a mesma atitude e obtiveram grande sucesso.Para garantir a qualidade da escrita em inglês contaremos com a revisão de uma dermatologista experiente no idioma. Isto não significa que nossa revista estará integralmente em inglês no próximo ano; ainda temos grande número de artigos recebidos em português em revisão / revisados aprovados para publicação. Portanto, contamos com a compreensão de todos para esta fase de transição que inevitavelmente os ABD deverão enfrentar.

Outra novidade é que, também para os artigos submetidos a partir do próximo ano, contaremos com a ampliação recursos áudio-visuais e, assim, os autores poderão inserir arquivos de vídeo para melhor ilustrar seus artigos quando julgarem pertinente.

A todos os associados, autores, revisores (nossos companheiros incansáveis e imprescindíveis!), editores (amigos de sempre), componentes da diretoria e funcionários da SBD e equipe editorial (grande batalhadora), um 2011 de realizações e muitas alegrias.

 


Izelda Maria Carvalho Costa
Editora Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia