SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 número6Doenças sexualmente transmissíveis na gestação: uma síntese de particularidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.85 no.6 Rio de Janeiro nov./dez. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000600001 

EDITORIAL

 

Crescimento dos ABD

 

 

Mais um ano que finda.

Ao fazer o balanço do ano 2010, notamos que nosso periódico permanece em grande ritmo de evolução. Progressivamente, temos recebido uma quantidade impressionante de artigos de investigação, o que significa que nossos pesquisadores confiam seus preciosos artigos originais, realizados sob árdua condição da pesquisa médico-científica brasileira, aos Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD). Esta atitude certamente é o que honra e consagra a qualidade do periódico.

Outra conseqüência do aumento do número de artigos recebidos é o maior número de páginas a cada volume. Como resultado, os seis números deste ano já contabilizam em torno de 1000 páginas: um recorde para os ABD!

Para dar continuidade a todo este avanço e aumentarmos nosso fator de impacto, pretendemos, em 2011, expandir a visibilidade do maior periódico da Dermatologia brasileira sobretudo no âmbito internacional. Para tal, a equipe editorial, em consonância com autores brasileiros que se destacam constantemente em publicações dentro e fora do nosso país, decidimos que, a partir de primeiro de abril do próximo ano, mesmo os artigos de autores brasileiros deverão ser submetidos integralmente em inglês, a fim de que leitores de todo o mundo possam ter fácil acesso a eles. Além disso, ao tornar a língua inglesa oficial, poderemos também ampliar nosso banco de revisores internacionais, gerando uma troca de conhecimentos científicos extremamente saudável e enriquecedora.

Embora atualmente haja a tradução da versão final (após correção dos revisores e equipe editorial) dos artigos do português para o inglês (o que fica disponibilizado exclusivamente online), a base de dados Pubmed/Medline considera somente a língua oficial da revista impressa, ou seja, no nosso caso atual, a língua portuguesa, o que limita consideravelmente a abrangência dos nossos artigos no mundo científico. Dessa forma, também evitaremos possíveis inadequações de termos traduzidos por não-autores. Temos exemplos de revistas nacionais que tomaram a mesma atitude e obtiveram grande sucesso.Para garantir a qualidade da escrita em inglês contaremos com a revisão de uma dermatologista experiente no idioma. Isto não significa que nossa revista estará integralmente em inglês no próximo ano; ainda temos grande número de artigos recebidos em português em revisão / revisados aprovados para publicação. Portanto, contamos com a compreensão de todos para esta fase de transição que inevitavelmente os ABD deverão enfrentar.

Outra novidade é que, também para os artigos submetidos a partir do próximo ano, contaremos com a ampliação recursos áudio-visuais e, assim, os autores poderão inserir arquivos de vídeo para melhor ilustrar seus artigos quando julgarem pertinente.

A todos os associados, autores, revisores (nossos companheiros incansáveis e imprescindíveis!), editores (amigos de sempre), componentes da diretoria e funcionários da SBD e equipe editorial (grande batalhadora), um 2011 de realizações e muitas alegrias.

 


Izelda Maria Carvalho Costa
Editora Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons