SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue1Neutrophilic dermatoses: part I author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.86 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000100001 

EDITORIAL

 

Início de um novo ano e muitas novidades para os ABD

 

 

Começamos o ano com uma grata novidade: de acordo com o estatuto da SBD, contaremos com mais um editor associado, o colega Andrelou Fralete Ayres Vallarelli de Campinas-SP, mestre e doutor em Dermatologia pela UNICAMP. Acreditamos que seus conhecimentos e seu entusiasmo acrescentarão muito aos ABD.

Neste primeiro número de 2011, na seção "Imagens em Dermatologia", trazemos o artigo "Dermoscopy features for the diagnosis of furuncular myiasis", que também será ilustrado com arquivo de vídeo disponibilizado em nosso site, inaugurando outra novidade dos ABD a partir deste novo ano. É um recurso adicional para os autores que submetem seus trabalhos ao nosso periódico e queiram lançar mão deste tipo de material didático.

Lembramos a todos que os artigos originais poderão ser submetidos facultativamente na língua inglesa ou portuguesa até abril deste ano e, a partir dessa data, os textos deverão ser apresentados na língua inglesa, por motivos esclarecidos no editorial anterior e agora rapidamente resumidos: maior possibilidade de troca de informações científicas entre os autores globalmente (motivo pelo qual lutamos por tantos anos pela indexação ao Medline), maior banco de revisores / pareceristas, menor chance de traduções inadequadas realizadas por não-autores e, ainda, como conseqüência inevitável, maior visibilidade internacional do nosso periódico e da Dermatologia brasileira. Para auxílio aos autores, contaremos com revisores da nossa área, ou seja, dermatologistas experientes e fluentes na língua inglesa - membros da SBD - que desempenharão um papel fundamental neste grande passo.

Para fins práticos, as seções: "Qual o seu diagnóstico?" e "Síndrome em questão" estarão reunidas em uma só e apresentadas em novo formato de impressão, o que facilitará o processo de diagnose pelo leitor.

Outra alteração na nossa edição bimestral é o papel utilizado na revista impressa, que agora é do tipo couché mate, mais econômico e ecologicamente mais adequado - sendo livre de madeira e classificado como alcalino (acidfree), seguindo recomendações da National Library of Medicine, ligada ao MEDLINE. Além disso, estas novas características em nada alteram a boa qualidade do produto.

Na versão online da revista, o site foi revisto e esperamos que a busca ativa avançada de artigos esteja mais eficiente para os leitores. Ainda neste ano, para facilitar a leitura dos artigos eletronicamente, pretendemos também introduzir o formato de leitura também para e-books.

Mais uma vez, desejamos a todos os colegas - leitores e autores - e a nossa equipe editorial um maravilhoso 2011.

 


Izelda Maria Carvalho Costa
Editora Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia