SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue4Comparative dermatology: elephantiasis nostra in verrucous form comparable to coralReply author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.86 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000400040 

CORRESPONDÊNCIA

 

Mudança da língua oficial dos Anais Brasileiros de Dermatologia*

 

 

David Rubem Azulay

Mestre - Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Endereço para correspondência

 

 

ESTIMADA PROFESSORA IZELDA MARIA CARVALHO COSTA,

Editora Científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia,

Representando os associados da Regional RJ, gostaríamos de expressar surpresa e descontentamento com a resolução da conversão, em curto prazo, dos nossos Anais Brasileiros de Dermatologia em um periódico de língua inglesa. Podemos entender que a ideia surgiu a partir de conceitos como aumento do nível de impacto e do número de leitores, bem como melhor inserção no mercado globalizado. No entanto, não acreditamos que valores agregados por este "tecnicismo" possam suplantar o respeito à língua oficial do nosso país ou àquele associado que não domina satisfatoriamente a língua inglesa.

Embora cientes e concordantes com a independência da comissão editorial, mas considerando que esta decisão causa, no mínimo, muita polêmica, entendemos que esta seria melhor tomada com o apoio do conselho deliberativo da nossa Sociedade.

A revista on line é, atualmente, editada em Inglês e Português. Acreditamos que este modelo bilíngue possa ser utilizado na publicação impressa como outrora já o foi. Deste modo, será possível a leitura por pessoas em todo o mundo, não necessitando excluir nossa língua para torná-la mais difundida. Com certeza, haverá problemas com tradução e custos. Acreditamos que isto possa ser equacionado, se também houver determinação política da diretoria da nossa SBD.

Aproveitamos a oportunidade para expressar nossa admiração pelo seu trabalho hercúleo, em conjunto com os Editores Científicos Associados, que tornaram os Anais Brasileiros de Dermatologia uma revista de maior valor científico, tanto pela qualidade quanto pelo volume de informação.

Cordialmente,
David R. Azulay
Presidente da SBD-RJ

 

 

Endereço para correspondência:
David Rubem Azulay
Rua México, 31- Bloco D - Sala 204, Centro
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
drubazulay@gmail.com

Recebido em 26.05.2011.
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.06.11.
Conflito de interesse: Nenhum
Suporte financeiro: Nenhum

 

 

* Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.