SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue4Changing the official language of the Brazilian Annals of DermatologyComment on the article "Comparative dermatology: skin lesion produced by attack of jellyfishes (Physalia physalis)" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.86 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000400041 

CORRESPONDÊNCIA

 

Resposta

 

 

Profa. Dra. Izelda Maria Carvalho Costa

 

 

Prezado Professor David R. Azulay
Presidente da SBD-RJ

Antes de tudo, obrigada pelo respeito e reconhecimento do nosso trabalho e pela preocupação com os ABD.

Quanto às preocupações apontadas, relembramos que, desde o início de junho de 2011, está disponível no site dos ABD (www.anaisdedermatologia.org.br) a revista na íntegra e em português, em arquivo pdf, que poderá ser baixado e impresso facilmente por todos os associados.

Com a versão e-book os ABD poderão ser lidos em um computador habitual, em um celular ou mesmo em um tablet. Com isto, após "baixada" a revista, não será obrigatória uma conexão de internet, o que permitirá a leitura dos artigos mesmo quando não conectados. Esta versão é exatamente igual à impressa e à disponível online.

Outra grande vantagem é que os associados, em um intervalo máximo de seis horas após o fechamento da revista que irá para gráfica, já terão acesso, na íntegra, aos ABD online. A revista impressa leva muitos dias para chegar ao associado, uma vez que existe tanto o procedimento de impressão, que por si só requer muitos dias de execução, como a demora inevitável do envio via correio.

Portanto, podemos afirmar que devido a estes novos instrumentos que facilitam a leitura do periódico, os colegas que não dominam a língua inglesa terão o acesso garantido e ainda com a grande vantagem de tê-lo em primeira mão.

Caro Prof. David e demais colegas, podem estar seguros de que como equipe dos ABD - incluindo os editores associados e os assistentes editoriais do departamento de comunicação, com o apoio da diretoria da SBD - não medimos esforços e muito menos tempo, tão precioso e curto para todos hoje em dia, para que os associados tenham um periódico do qual possam se orgulhar, ao adquirir e trocar conhecimentos científicos.

Por último, brindemos o resultado do aumento do fator de impacto dos ABD - passamos de B3 para B2 divulgado recentemente pelo Journal Citation Reports (JCR), responsável pela divulgação do fator de impacto! E esperamos que ainda crescerá mais nos próximos anos. Sem dúvida, este é o resultado do esforço de todos os dermatologistas que amam e contribuem para os Anais Brasileiros de Dermatologia.

Cordialmente,

 

Profa. Dra. Izelda Maria Carvalho Costa
Editora científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia
izelda@unb.br