SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue4ReplyReply author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.86 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000400044 

CORRESPONDÊNCIA

 

Resposta

 

 

Vidal Haddad Junior

 

 

À Editora do ADB

Agradeço a resposta à minha carta e envio as justificativas para minhas sugestões na forma de respostas às autoras, reafirmando que esta discussão é muito salutar e traz novas informações aos leitores da revista.

1. O termo "ataque" não é dramático. É incorreto. Como disse, não existe ataque dos cnidários. O termo cria uma espécie de "satanização" do animal, o que não é bom. Eu reconheço que as situações são mesmo dramáticas, especialmente em acidentes em crianças, mas não existem ataques e o termo não deve ser usado. Os tentáculos são usados para capturar peixes. Em cerca de 500 acidentes por cnidários, nunca vi um com características de ataque.

2. Reconheço a excelente pesquisa bibliográfica dos autores. Entretanto, existem informações antigas e nem tudo que está citado tem utilização comprovada, o que se torna complicado quando estas são transmitidas para toda uma Sociedade. E se não temos no local os recursos indicados, é melhor não fazer nada, pois algumas medidas citadas no artigo podem agravar o quadro. Neste sentido, indiquei o link, pois apesar deste ser dirigido ao público geral, fornece as medidas corretas de primeiros socorros atualmente aceitas e pode ser útil também para médicos, pois estas são as únicas existentes no Brasil (como disse, não existe soro). Quanto aos corticosteróides, seu uso é restrito a reações alérgicas crônicas, algo complexo e pouco observado.

Atenciosamente,
Vidal Haddad Junior - UNESP/Instituto Butantan

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License