SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue6Use of iontophoresis or phonophoresis for delivering onabotulinumtoxinA in the treatment of palmar hyperidrosis: a report on four casesErrata author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.86 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600038 

INFORMES

 

 

Robert Baran; Robertha Nakamura

 

 

 

Doenças da unha: do diagnóstico ao tratamento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Autores: Robert Baran, Robertha Nakamura

 

PREFÁCIO

Este livro é uma introdução ao universo da unha envolvendo, suas doenças em todos os aspectos, do diagnóstico ao manejo clínico e cirúrgicos. É a primeira edição de um livro sobre doenças das unhas produzido de acordo com o contexto da realidade brasileira em termos epidemiológicos e manejo terapêutico, dando ênfase aos procedimentos práticos.

A atualização do entendimento e do manejo das distrofias ungueais, mediante a experiência profissional e a leitura de artigos recentes, nos orienta quanto à evolução e ao conhecimento do novo, a consolidação dos procedimentos já usados, as técnicas atuais e os métodos diagnósticos mais recentes, havendo assim a vantagem de um conhecimento amplo sobre o assunto.

A maior parte dos procedimentos aqui mostrados é bastante simples, alguns mais complicados podem requerer a pesquisa de um livro mais abrangente como base de conhecimento, visto que este livro traz uma compreensão prática sobre o assunto.

O texto do livro é acessível, fácil de absorver e pesquisar, com ilustrações que aumentam o entendimento do assunto abordado. A obra abrange as principais patologias ungueais, incluindo manifestações clínicas, procedimentos diagnósticos e estratégias de tratamento, apresentando todo o conhecimento científico e clínico da onicologia considerado essencial. A sua contribuição diferencial é a demonstração de técnicas cirúrgicas no contexto visual.

Nosso desafio é baseado no ensino/aprendizagem de onicologia, fazendo com que o leitor se torne capaz de formular hipóteses diagnósticas consistentes, associadas à interpretação correta dos exames complementares que culminam na tomada de decisões adequadas para cada paciente.

A abrangência do conteúdo deste livro o torna útil ao dermatologista e ao clínico geral, sendo também interessante como livro-base aos alunos residentes. O seu conteúdo irá facilitar o trabalho do médico que está na linha de frente da assistência prestada à população.