Acessibilidade / Reportar erro

Notícias da REM

Notícias da REM

Carta

Prezado Editor

Recebi ontem, o mais novo exemplar do REM, de out/dez.2000. Há algum tempo que desejava lhe escrever essas linhas.

Quero lhe parabenizar pela revista, sua sistemática periodicidade, apresentação com lay-out excelente, diagramação e editoração que em poucas revistas de hoje encontro (até nos alguns estrangeiros tradicionais, uma vez que recebo mais ou menos 18 nacionais e internacionais na mina área de geologia).

Desejo que continue se empenhando dessa mesma maneira e levando avante essa revista com sua apresentação impecável. Parabéns, mais uma vez!

Prof. Bhaskara Rao Adusumilli

Brasília

Medalha Amaro Lanari Jr.

Em 23 de novembro de 2000, o ex-aluno Rinaldo Campos Soares, presidente da USIMINAS, foi agraciado, em solenidade na Sociedade Mineira de Engenheiros - SME, com a Medalha Amaro Lanari Jr. A referida medalha foi criada naquele ano pela SME, para homenagear um dos grandes nomes da siderurgia nacional, também nosso ex-aluno. A saudação a Amaro Lanari Jr. foi proferida pelo diretor da Escola de Minas, prof. Leonardo Barbosa Godefroid.

Escola de Minas assina convênios

A diretoria da Escola de Minas participou de cerimônia no Palácio da Liberdade, Belo Horizonte, no dia 13 de dezembro de 2000, com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Itamar Franco, e de seu secretariado. Na ocasião, foram realizados os seguintes eventos:

  • Entrega da Medalha Barão de Eschwege ao eng. Carlos Walter Marinho Campos, in memoriam.

  • Assinatura de convênio entre a Escola de Minas e o Grupo Votorantim, representado pelo Eng. Antônio Ermirio de Moraes, para apoio à construção do Setor de Mineração do Museu de Ciência e Técnica.

  • Assinatura de convênio entre a Escola de Minas e a AÇOMINAS, para apoio à restauração do Setor de Siderurgia do Museu de Ciência e Técnica.

  • Instalação do Fórum Henri Gorceix de Mineração e Metalurgia, promovido pela Secretaria de Minas e Energia do Governo Estadual.

  • Comemoração de 10 anos da COMIG.

Visita

A Escola de Minas recebeu, no final de dezembro de 2000, a visita de uma delegação de engenheiros da VALLOUREC-MANNESMANN, chefiada pelo seu Presidente, eng. Marco Antônio Castello Branco. Na ocasião, foram apresentados à comitiva os projetos de implantação dos novos laboratórios no Campus Universitário, sendo solicitado à empresa apoio financeiro para construção das obras. Aguarda-se a confirmação de uma visita de professores àquela empresa, para troca de idéias sobre a realização de projetos de pesquisa em conjunto.

Convênio

Em solenidade na sede da USIMINAS, ocorrida em 05 de março de 2001, a Escola de Minas e a referida empresa assinaram a renovação de um convênio amplo de cooperação técnica. Esse convênio permite, entre outros aspectos, a realização de projetos de pesquisa em conjunto e a concessão de bolsas para alunos de pós-graduação. Participam desse programa o Curso de Mestrado em Construções Metálicas do DECIV e o Curso de Mestrado de Materiais da REDEMAT.

Ouro Preto reafirma posição no cenário nacional com Centro de Artes e Convenções da Ufop

Empreendimento irá sediar feiras, congressos, seminários, manifestações artísticas e outros eventos de porte nacional e internacional.

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) está lançando o Parque Metalúrgico Centro de Artes e Convenções para impulsionar e reativar a imagem de Ouro Preto como pólo educacional, científico, cultural e econômico, através do turismo de eventos. O local escolhido para sediar esse novo ciclo econômico do município é o antigo Parque Metalúrgico da cidade, desativado desde 1964 e incorporado ao patrimônio da universidade em 1969.

São 11 mil m2 de espaço planejado e equipado para receber feiras, congressos, seminários, manifestações artísticas e outros eventos de porte nacional e internacional. Para a concretização das obras foram orçados cerca de R$ 9 milhões. Em 1997, o projeto de implantação do Parque Metalúrgico Centro de Artes e Convenções foi aprovado pelo Ministério da Cultura, passando a receber os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura.


Frente do Centro de Convenções.

A partir disso, a Ufop assinou convênios com o grupo Lafarge e com o Ministério das Comunicações, através da Telemig, Correios e com a Petrobras.

O projeto do Centro é da Ufop, com apoio da Fundação Educativa Ouro Preto. O espaço foi inaugurado no dia 23 de março e combina a reforma e restauração de estruturas já existentes com a construção de novos espaços. Toda a sua infra-estrutura e seu espaço físico estão de acordo com os modernos conceitos de turismo de negócios, ao mesmo tempo que une a história e a modernidade.

Com localização estratégica - próxima aos maiores centros urbanos do país, servida por rodovias bem conservadas e de fácil acesso a aeroportos internacionais –, Ouro Preto está apta para receber eventos de porte médio, capazes de absorver cerca de 800 participantes.

Auditório principal do Centro de Convenções.

Infra-estrutura

Cada detalhe do Centro de Artes e Convenções da Ufop foi pensado e executado com o intuito de torná-lo um espaço inovador e funcional. A tecnologia está presente nas instalações de transmissão de dados por fibra ótica, circuito interno de vídeo e som, mecanização de palco, segurança eletrônica, isolamento termo-acústico dos ambientes e sistema de combate a incêndios.

O Centro conta com vários setores – feiras, convenções, teatro, alimentação e multiuso -, sendo que cada um deles poderá funcionar independentemente ou integrado aos demais. Este é um diferencial do empreendimento, que garante a realização de um único evento ocupando toda sua extensão ou de vários acontecimentos paralelos, distribuídos em seus espaços.

Além desses setores, o Parque Metalúrgico Centro de Arte e Convenções conta, ainda, com o Museu de Siderurgia, um dos setores do já existente Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Ufop. Esse setor abriga um dos mais valiosos acervos da área metalúrgica do país, entre eles, um forno elétrico projetado em 1899, um dos primeiros a produzir aço elétrico na América Latina. Maquetes francesas de equipamentos de siderurgia também estão expostas.

Belgo-Mineira

O convênio entre a Escola de Minas e a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, firmado em outubro de 2000, já está dando frutos. Dois projetos foram aprovados pela referida empresa, envolvendo alunos de pós-graduação na área de arquitetura de construções metálicas e na área de modelamento de processos siderúrgicos.

Visita à ACESITA

A Escola de Minas promoveu uma visita à ACESITA, Timóteo, em 14 de março de 2001. Nessa visita, foi acertada a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre as entidades. Já foi acertado um projeto inédito de pesquisas para a REDEMAT, sobre resistência à fadiga-corrosão de tubos de escapamento de automóveis. Na ocasião, foi também tratada a realização de um seminário sobre aço inoxidável, que será oferecido aos alunos no mês de abril.

Adeus a Christiano Barbosa da Silva

Faleceu em Ouro Preto o Prof. Christiano Barbosa da Silva (turma de 1935).

Foi engenheiro da Eletro-Química Brasileira SA (hoje Alcan) e professor de Química da Escola de Minas.

Após sua aposentadoria o Prof. Christiano passou a realizar um estudo sobre a história da Escola de Minas publicado na Rem quando do 150º aniversário do nascimento de Henri Gorceix.

Planejamento estratégico

Em sua primeira reunião de 2001, o Conselho Departamental da Escola de Minas aprovou o projeto de planejamento estratégico, cujo apoio foi solicitado e efetuado pela equipe de planejamento corporativo da USIMINAS entre 1999 e 2000. O projeto define metas a curto e médio prazo para a Escola de Minas, onde se destacam: criação de cursos de doutorado de engenharia civil e metalúrgica, implementação de convênios com empresas, criação de cursos de informática, línguas e administração para os alunos, crescimento de publicações por parte dos professores, etc.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Ago 2003
  • Data do Fascículo
    Mar 2001
Escola de Minas Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57 - Vila Itacolomy, 35400-000 Ouro Preto MG - Brazil, Tel: (55 31) 3551-4730/3559-7408 - Ouro Preto - MG - Brazil
E-mail: editor@rem.com.br