SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4REM obtém conceito A em geociências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467On-line version ISSN 1807-0353

Rem: Rev. Esc. Minas vol.59 no.4 Ouro Preto Oct./Dec. 2006

https://doi.org/10.1590/S0370-44672006000400001 

EDITORIAL

 

Carta do Editor

 

A REM encerra o ano com um balanço positivo de suas ações, que concluiu com mais um conceito A, dessa vez em Geociências, na avaliação dos periódicos pela CAPES. Mesmo assim, ainda não atingimos esse nível na área de Engenharia Civil, mas será um dos objetivos para o próximo ano.

Desde a implantação do SEER, as estatísticas nos mostram uma taxa de aceitação de artigos de 65,68%, e um tempo de publicação de 129 dias, e 763 autores cadastrados. Poderíamos nos orgulhar desse fato, porém sabemos que há artigos que levam um tempo maior de análise e aceitação, tendo em vista a busca de revisores em temas que fogem ao nosso Conselho Editorial. A REM tem hoje 198 pesquisadores que se constituem em avaliadores ad hoc.

Um de nossos planos para 2007 é o de incluir a REM num indexador internacional e nosso objetivo é como incluí-la no ISI Journal List (Science Citation Index and Science Citation Index ExpandedT - Thomson ISI). Para isso já mantivemos os primeiro contatos e estamos estudando as normas para essa inclusão.

No próximo ano, a REM realizará dois números especiais, um dedicado ao aço inoxidável e outro dedicado às estruturas em aço. Para isso a REM já conta com apoio do Grupo INOX para o primeiro tema e, para o segundo, contamos com a coordenação do Professor Eduardo Batista (COPPE).

Nosso balanço não seria o mesmo sem o apoio do CNPq, da Fundação Gorceix e das empresas que anunciam na REM. A todos nossos agradecimentos, que estendemos aos nossos autores, revisores e leitores.

Finalmente, minha função de editor é apoiada por uma equipe técnica de editores adjuntos, secretária, revisores, conselho editorial, etc., sem os quais não teríamos obtido tanto sucesso.

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License