Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

O jornal americano US Today (24/05/2011), traz, em sua primeira página, um artigo, no qual alerta os jovens secundaristas (High School) para o mercado futuro: petróleo. Já o jornal "Estado de São Paulo" (05/06/2011), na sua página de Recursos Humanos, alerta seu leitor para outra questão igualmente importante: "O bom uso da língua portuguesa é fundamental na carreira".

Necessário lembrar que o francês Henri Gorceix (fundador da Escola de Minas), em 1876, já apontava para a baixa qualidade do ensino primário e secundário na província de Minas Gerais.

Toda essa questão se dá em função da polêmica dos livros distribuídos pelo MEC – Ministério da Educação, com erros, tanto em português, quanto em matemática, demonstrando que as falhas, mesmo depois de um alerta feito pelo francês citado, continuam a existir no ensino no Brasil, seja no ensino fundamental, seja no ensino médio.

O princípio de ensino no qual o aluno é exposto àquilo que é correto, leva-o a ganhar tempo, evitando-se variados problemas futuros, fato que não acontece quando ele é apresentado ao modelo incorreto, exigindo-se depois tempo para as devidas correções.

Ao informar sobre o mercado de trabalho, dando detalhes econômicos da indústria petrolífera, o jornal americano acredita que os alunos estão preparados para o empreendedorismo e aponta, então, para os riscos das escolhas futuras. Será que as escolas secundárias brasileiras estão, também, preparando nossos alunos?

Prof. Jório Coelho

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jul 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2011
Escola de Minas Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57 - Vila Itacolomy, 35400-000 Ouro Preto MG - Brazil, Tel: (55 31) 3551-4730/3559-7408 - Ouro Preto - MG - Brazil
E-mail: editor@rem.com.br