SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Prefácio do Annaes da Escola de Minas de Ouro Preto nº 1, em 1881, por Claude-Henri Gorceix author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Rem: Rev. Esc. Minas vol.64 no.3 Ouro Preto July/Sept. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672011000300001 

EDITORIAL

 

 

O 135º aniversário da Escola de Minas sempre me leva pensar no Homem, no Mestre, na obra do seu fundador: Henri Gorceix. Assim como os ex-alunos criaram esta revista, Gorceix já se preocupava com a divulgação da ciência ao criar os Annaes da Escola de Minas em 1881, o qual em seu prefácio (ver nas Notas a sua íntegra): A criação de uma revista periódica que se ocupe com o estado da indústria das minas no Brasil é complemento natural necessário da organização da Escola de Minas de Ouro Preto.

Desafios cumpridos (Escola e publicação) nossa maneira de lembrá-lo é mostrar sua forma de pensar e agir, e nossas Notas da REM são todas dedicados a ele.

Há tempos pensávamos criar um caderno com a história dos homens que fizeram história do setor mínero-metalúrgico, e um trabalho do Dr. Cláudio V. Dutra (Resgatando a memória de nossa Geoquímica) veio ao encontro do nosso planejamento. Desde já agradecemos a Fundação Victor Dequech que patrocinou a publicação.

A Fapemig – Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais -, aprovou, pelo segundo ano, novo apoio à REM.

A REM tem dois novos editores para a Engenharia Civil os professores Armando Lopes Moreno (Unicamp) e William Taylor Matias Silva (UnB) aos quais damos nossas boas vindas.

 

 

Prof. Jório Coelho
Editor

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License