Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

A necessidade do estabelecimento de uma programática para o ensino e a pesquisa científica só surgiu no Brasil em 1951, com a criação do Conselho Nacional de Pesquisas – fruto do idealismo pioneiro de um grupo de cientistas, entre os quais podem ser citados Arthur Moses, Álvaro Alberto e Carneiro Felippe.

O CNPq, marco decisivo para a Ciência brasileira, contou, assim, com a contribuição de Carneiro Felippe ao final de uma vida inteiramente dedicada ao ensino, ao trabalho e à pesquisa, no anônimo silêncio dos laboratórios e na inexcedível grandeza com que exerceu a cátedra com simplicidade e desprendimento. Daí, talvez, porque Carneiro Felippe é pouco conhecido entre nós.

Em tributo à sua memória, o Governo Federal, pelo Decreto n°. 70.280, de 14 de março de 1972, institui a "Medalha Carneiro Felippe", destinada a agraciar personalidades "por trabalhos realizados no campo da pesquisa científica ou tecnológica, ou outras atividades relacionadas com o desenvolvimento de aplicações pacíficas da energia nuclear".

Associando-se às homenagens prestadas ao ilustre cientista, a CNEN, cuja origem remonta à Lei de criação do CNPq, decidiu editar esse estudo biográfico sobre a vida e a obra de Carneiro Felippe.

A elaboração do trabalho coube ao Prof. J.J. da Serra Costa, Assessor da Presidência da CNEN, que soube, com precisão e clareza, fixar os múltiplos aspectos da cultura enciclopédica de Carneiro Felippe.

Hervásio Guimarães de Carvalho

Presidente da CNEN

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Out 2012
  • Data do Fascículo
    Set 2012
Escola de Minas Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57 - Vila Itacolomy, 35400-000 Ouro Preto MG - Brazil, Tel: (55 31) 3551-4730/3559-7408 - Ouro Preto - MG - Brazil
E-mail: editor@rem.com.br