Acessibilidade / Reportar erro

In memoriam: Ellen Fortlage Luedemann (*1911-†1981)

In memoriam: Ellen Fortlage Luedemann (*1911-†1981)

Conhecemos a Mestre Eilen Fortlage Luedemann, a querida Dona Nelly para todos no Instituto Oceanográfico (I.O.), em 1977 , quando assumimos a Diretoria da Instituição e ela, aos 67 anos, matriculada em Curso de Pós-Graduação, já com a parte académica concluída, relutava a apresen tar sua Dissertação.

Nesse curto período de quatro anos, vimos a pesquisadora obter o grau de MESTRE, aposentar-se pela Compulsória a 19 de julho e, acometida por incontrolável moléstia infecciosa, falecer a 16 de agosto de 1981.

Nascida em 1911, gradua-se em Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" em 1967, cursa Oceanografia Física no próprio 1.0. (68/69) e, em 1978, apresenta e defende sua Dissertação de Mestrado no Curso de Pós-Graduação em Geografia Física, junto a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Maior exemplo, aos que iniciam carreira, desconhecemos, uma vez que nada disso era necessário, pois Dona Nelly era efetiva no Serviço Publico como Oceanõgrafo. No entanto, o 1.0. foi integrado a Universidade de São Paulo como Unidade Universitária e ela, em esforço dignificante, quis integrar-se a carreira docente e, assim, coroar a de pesquisadora com o grau académico menor, porque, para os demais, iria faltar-lhe o tempo. Tempo que, no entanto, foi suficiente para o mestrado, para aposentar-se e para receber as homenagens, que lhe eram devidas, em sessão publica da Congregação do IOUSP.

Em 1950, inicia seus trabalhos no I.O., contratada como técnico. Em 1967 , efetivasse, em concurso publico, como oceanografo, exibindo os cursos na especialidade, a participação em Congressos e Simpósios e os trabalhos publicados. A partir de 1967, publica 14 trabalhos (2 no prelo), estando tres em fase de redação. Estes últimos e a atividade que continuaria a desenvolver no I.O., mesmo apos a aposentadoria, você nos ficara devendo, Dona Nelly.

Trabalhando ativamente no campo do lançamento de corpos-de-deriva para o es tudo de correntes marítimas, participou em programas de estudo de ambitos nacional e internacional (Programa Rio Grande do Sul I - GEDIP/IOUSP; Projeto COBRA - Correntes do Brasil; Projeto POLSAN; Pro grama Rio Grande do Sul II - GEDIP/IOUSP; Projeto Rio Doce - PETROBRAS/ IGC/IOUSP; GATE - GARP Atlantic Tropical Experiment; Projeto NUMODEL - Região Canal de São Sebastião; Hidrodinâmica Costeira - FINEP; FGGE - First Global Garp Experiment). A analise dos dados sobre corpos-dederiva, sua responsabilidade no Instituto, propiciou seu convívio e colaboração com MIRANDA, MIYAO, PEREIRA, MESQUITA, ROCK, MAGLIOCCA, SIGNORINI, DIAS, TESSLER, e tantos outros.

Dona Nelly, voce deixou nosso convívio mas, temos a certeza, não o nosso espírito. Seu exemplo, sua figura humana, sua honestidade pro fissional, científica e universitária e, principalmente, seu idealismo permanecerão.

No futuro, aos que passarem pelo Instituto, restara uma pergunta: Quem foi a "MESTRE ELLEN FORTLAGE LUEDEMANN", nome da Sala da Congre gação? Esta resposta, somente os que a conheceram poderão fornecer...

Por felicidade, tivemos nossa vivência universitária marcada pela figura humana dessa mulher.

Andre Ricciardi Cruz

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    1981
Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo Praça do Oceanográfico, 191, 05508-120 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091 6513, Fax: (55 11) 3032 3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: amspires@usp.br