Acessibilidade / Reportar erro

Doença de Osgood-Schlater

ESPAÇO IMAGEM IMAGE SITE

Responsável: Manoel Barros Bértolo

Doença de Osgood-Schlater

Menino, 13 anos de idade, procurou o ambulatório de reumatologia do HC-UNICAMP, queixando-se de dor e leve aumento de volume na região infrapatelar direita. A criança relatou prática intensa de esportes, principalmente futebol. Ao exame físico, apresentou aumento de volume nessa região, com leve rubor e dor à palpação. Radiografia demonstrou fragmentação do tubérculo tibial (Figuras 1 e 2). Diagnosticada doença de Osgood-Schlater, o paciente foi medicado com AINH e orientado a repousar.



A doença de Osgood-Schlater é uma apofisite do tubérculo tibial, que atinge adolescentes geralmente entre os 10 e 14 anos de idade. A sua manifestação é associada com sobrecarga dessa região. Ocorre dor, localizada na região da inserção do tendão patelar com o tubérculo tibial. A radiografia de perfil do joelho mostra fragmentação do tubérculo tibial e pode ocorrer perda de ossículo (Figura 3). Os sintomas, geralmente, respondem ao repouso e desaparecem quando ocorre a fusão da tuberosidade tibial.


Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Maio 2011
  • Data do Fascículo
    Ago 2004
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br