Acessibilidade / Reportar erro

ESPAÇO IMAGEM IMAGE SITE

Paciente do sexo masculino, 49 anos de idade, com diagnóstico de gota tofácea crônica (Figura 1), em uso irregular de alopurinol 300mg/dia. Há seis meses vem apresentando dor em articulação coxofemoral esquerda, de difícil controle, que não melhorava com o uso de antiinflamatórios não hormonais e colchicina, tendo sido interpretado como decorrente da gota. Como não apresentava melhora, foi encaminhado ao HC-Unicamp, onde foi realizada radiografia da bacia (Figura 2), que evidenciou destruição da articulação coxofemoral esquerda. Foi submetido à punção da articulação, com saída de líquido sinovial purulento. Iniciou imediatamente tratamento para artrite séptica com oxacilina e foi submetido à drenagem cirúrgica. A cultura desse material foi positiva para Staphylococcus aureus.



Diagnóstico: associação entre artrite séptica e gota.

Apesar de não ser freqüente, devemos lembrar que pode ocorrer associação entre gota e artrite séptica; portanto, quadros de artrite que saiam do padrão habitual da gota devem ser puncionados o mais rápido possível. O diagnóstico deste paciente foi tardio, o que determinou evolução com importante seqüela articular.

Responsável: Manoel Barros Bértolo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Abr 2011
  • Data do Fascículo
    Out 2004
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br