Acessibilidade / Reportar erro

Osteocondromatose múltipla

ESPAÇO IMAGEM IMAGE SITE

Osteocondromatose múltipla

É uma desordem familiar rara, de transmissão autossômica dominante, caracterizada pelo desenvolvimento de múltiplas exostoses e, freqüentemente, alterações na cartilagem epifisária, às vezes resultando em dano do crescimento do osso longo. É mais comum em homens, entre a terceira e quinta décadas de vida. As articulações mais envolvidas são os joelhos, quadris e cotovelos, embora qualquer articulação possa ser comprometida. Por representar uma metaplasia, é necessário o acompanhamento clínico e radiológico devido ao risco de evolução para neoplasia (condrossarcoma), embora isto seja incomum.

Relatamos o caso de um paciente de 11 anos, do sexo masculino, com osteocondromatose múltipla e história familiar presente (pai e tio paterno).

Caso encaminhado pelos autores: Elaine de Azevedo, médica assistente, responsável pelo Ambulatório de Doenças Osteometabólicas do Serviço de Reumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo "Francisco Morato de Oliveira" (HSPE-FMO); Conceição Nunes, Larissa Amorim, Marianna Marques, médicas residentes (R3) do Serviço de Reumatologia; Mayte Costa, Vinícius Narciso, médicos estagiários (E2) do Serviço de Reumatologia; Wiliam Habib Chahade, diretor do Serviço de Reumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Responsável: Manoel Barros Bértolo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Jan 2006
  • Data do Fascículo
    Fev 2005
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br