SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue6RBR: patrimônio nosso e nacionalThyroid abnormalities in systemic lupus erythematosus: a study in 100 Brazilian patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Rev. Bras. Reumatol. vol.46 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042006000600002 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Ética, dedicação e muito trabalho

 

 

Com muito orgulho, mas também com muita transpiração, apresentamos esse primeiro número da Revista Brasileira de Reumatologia (RBR) sob a nossa responsabilidade como editores científicos. Apesar de seguros de estarmos preparados e contarmos com o apoio e incentivo explícito de vários membros da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), de princípio já percebemos o grande desafio a enfrentar.

Graças aos intensos e inspirados esforços de uma seqüência de competentes editores, apoiados por conselhos editoriais qualificados e cooperativos, a RBR atingiu um patamar de excelência científica e informativa que a destaca entre os periódicos da área médica nacional e latino-americana. Estamos certos que a desejada inclusão no MEDLINE, propósito de todos da nossa sociedade, celebrará a relevância do nosso maior veículo de comunicação científica. Manter essa trajetória ascendente de qualidade e reconhecimento é, portanto, o mínimo que se pode esperar de nós, como novos editores.

Ao lado das conquistas da RBR nos últimos anos, a função de editor indiscutivelmente põe seus ocupantes em destaque no meio científico nacional e internacional. Cientes e orgulhosos disso, agradecemos sinceramente o voto de confiança que nos foi dado pela nova diretoria, presidida por Fernando Neubarth, e o apoio de todos os colegas da SBR, os quais, em última instância, avalizam essa escolha através de seu voto e de cobranças ativas e constantes.

A descentralização pretendida com a escolha de dois editores atuantes em pontos geográficos opostos do país visa fomentar a prática da redação científica, mantendo a tradicional participação dos grupos do sudeste, aliada à contribuição de outros centros, o que pode melhor refletir as nossas diferentes realidades. Viabilizar a diversidade dessa participação é uma das nossas metas principais.

Considerando a necessária independência editorial, solicitamos que as questões administrativas relativas à RBR, incluindo as financeiras, estejam sob responsabilidade da diretoria da SBR. Esperamos que essa iniciativa contribua para nos isentar de potenciais conflitos de interesse na seleção de matérias de publicação.

Contribuindo para um debate ético na condução da RBR, optamos por revelar nossos potenciais conflitos de interesse, já nesse primeiro contato. Alguns dos maiores periódicos internacionais, que remuneram seus editores, exigem dedicação exclusiva, seja para vínculos em órgãos privados ou públicos. Achamos que esse é um tema para discussão, resguardadas as nossas peculiaridades no que concerne à massa crítica científica e mesmo aspectos financeiros.

Muito nos honra o convite para participarmos da RBR como editores e trabalharemos com extrema dedicação para cumprir à altura o compromisso assumido.

 

Francisco Airton Castro da RochaI, 1; Ricardo Machado XavierII, 2

IDoutor em Reumatologia, Professor Adjunto de Reumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)
IIDoutor em Imunologia, Universidade de Shimane, Japão, Professor Adjunto de Reumatologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

 

 

1. Francisco Airton Castro Rocha presta consultoria à empresa Schering-Plough e realiza palestras e/ou participações em evento das empresas Abbott, Aché, Merck Sharp & Dohme, Roche, Wyeth e Zambon.

2. Ricardo Machado Xavier presta consultoria para a empresa Schering-Plough e realiza palestras para as empresas Abbott, Merck Sharp & Dohme, Schering-Plough e Wyeth.