SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue6GoutClinical and laboratorial features of polymyositis in a case of leptospirosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Rev. Bras. Reumatol. vol.46 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042006000600011 

ESPAÇO IMAGEM IMAGING SPACE

 

 

Senhora de 65 anos com mialgia, artralgia, astenia, febre baixa não aferida e dor em pavilhão auricular bilateral há um mês. Há uma semana havia desenvolvido hiperemia em olho direito com sensação de ardência associada. Não havia relato de perda de peso, dispnéia, tosse, diarréia ou surgimento de linfadenomegalias. O exame físico revelou hiperemia e deformidade de pavilhão auricular bilateral preservando o lóbulo da orelha. O exame ocular revelou hiperemia da conjuntiva em olho direito. Exames complementares como hemograma e velocidade de hemossedimentação (VHS) foram normais. A pesquisa de anticorpo antinuclear e bacilo álcool ácido resistente foram negativas. Foi diagnosticada policondrite recidivante. A paciente foi medicada com prednisona 40 mg com ótima resposta terapêutica. A Figura 1 (A e B) mostra a hiperemia de pavilhão auricular com deformidade associada e preservação do lóbulo da orelha.

 

 

Caso encaminhado por Francisco Alves Bezerra Neto, Professor Substituto de Reumatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil.

 

 

Responsável: Manoel Barros Bértolo