Acessibilidade / Reportar erro

Publicações periódicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia: uma visão pessoal

EDITORIAL EDITORIAL

Publicações periódicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Uma visão pessoal

As revistas médicas começaram a ser publicadas no século XVIII, sendo as de reumatologia as últimas a aparecer.

A primeira revista voltada exclusivamente à Reumatologia foi publicada, na Holanda, em 1929, por van Breeman, o primeiro secretário da Liga Internacional das Associações de Reumatologia (ILAR).

Tal revista intitulada Acta Reumatológica foi o órgão oficial da ILAR até o início da II Guerra Mundial, em 1939, tendo, então, sido extinta com a invasão da Holanda pelos alemães. Precisamente nesse mesmo ano, publicou-se pela primeira vez o The Annals of the Rheumatic Diseases, que durante muitos anos foi a única revista da especialidade e, por isso, esteve sob a direção de grandes personalidades da Reumatologia internacional, como Copeman e Bywaters. Durante muitos anos foi a responsável pela publicação de artigos de reumatologistas de vários países, inclusive norte-americanos, pois a Arthritis and Rheumatism só surgiria em 1958.

O ano de 1948, com as descobertas das células LE, fatores reumatóides IgM, cortisona e ACTH, novos uricosúricos e antiinflamatórios não esteróides, como a fenilbutazona, foi o annus mirabilis da Reumatologia, visto que surgiram novas Sociedades Médicas de Reumatologia, às quais estão ligadas diversas revistas de reumatologia que nesse e nos anos subseqüentes apareceram como órgãos oficiais dessas sociedades.

A Revista Brasileira de Reumatologia surgiu, assim, como órgão oficial da Sociedade Brasileira de Reumatologia e, desde que a conheci, no início da década de 1990, tenho verificado que tem tido uma trajetória ascendente no que diz respeito tanto à quantidade como à qualidade de seu conteúdo.

Numa época em que as mais importantes revistas da especialidade, como Arthritis and Rheumatism, The Journal of the Rheumatology, Rheumatology, Clinical and Experimental Rheumatology, entre outras, cada vez mais se destinam aos investigadores das ciências básicas, embora supostamente tenham por alvo principal os clínicos que praticam reumatologia, tornam-se necessárias revistas que privilegiem a clínica, como ocorre com a Revista Brasileira de Reumatologia, que, desde o início, tem tido essa orientação.

Não quero perder a oportunidade de manifestar meu apreço pelo Boletim da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que, ao longo dos anos, nos tem mantido informados sobre a imensa atividade científica e cultural da Reumatologia brasileira.

Não posso deixar de agradecer a Dr. Fernando Neubarth a honra que me concedeu em colaborar com a Revista Brasileira de Reumatologia no ano do seu 50º aniversário, eu que também tive a felicidade de comemorar aniversário idêntico da Sociedade Brasileira de Reumatologia, em novembro de 1999, na linda cidade de Gramado.

Lisboa, junho de 2007

Mario Viana de Queiroz

Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (1991-1994)

Presidente da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (1999-2002)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2007
  • Data do Fascículo
    Out 2007
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br