SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue6Fibromialgia e síndrome miofascial: vai ou não vai? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Rev. Bras. Reumatol. vol.48 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042008000600001 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Recebendo a bola

 

 

Aceitamos com muito orgulho o convite da Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Ieda Laurindo, para uma tarefa complexa que é a de ser editor da Revista Brasileira de Reumatologia (RBR).

Nestes 51 anos de existência, a RBR foi sendo aprimorada, com grande esforço de todos os que nos antecederam. Nosso periódico já está indexado no SciELO, LILACS, SCOPUS, e agora também no COPERNICUS. A RBR passou a ter um índice de impacto pela SciELO (com base bianual), de 0,1293 em 2007, subindo para 0,1864 em 2008. Para alavancar esse crescimento, as consultas à RBR feitas pelo portal da SBR passarão a ser transferidas diretamente para a SciELO através de um link. Todas essas condições, sem dúvida aumentam o alcance da revista, porém nosso índice de citações ainda é baixo, e nossa meta não deve ser menor que a excelência.

Como os demais colegas que nos antecederam, fixamos como "gol" a indexação da nossa revista na base MEDLINE, o que significa visibilidade internacional para a reumatologia brasileira. Tal desafio exigirá a participação de todos para "driblarmos" as dificuldades. Dessa forma, mudanças significativas deverão ocorrer seguindo as recomendações da National Library of Medicine (NLM), seja na forma, seja no conteúdo da revista.

Assim, teremos uma versão em inglês, traduzida por profissionais experientes, o nosso Corpo Editorial será melhorado com a participação de expoentes internacionais nos diversos campos da nossa especialidade; para se evitar os incontroláveis erros na apresentação das referências e ganharmos tempo no processo de editoração, será exigida, no ato da submissão dos manuscritos, a utilização de programas formatadores de referências, tais como o Reference Manager e o Endnote e a submissão dos artigos passará a contar com um software que automatizará as principais operações, evitando desperdício de tempo. Outro ponto fundamental será a contratação de uma editora multinacional, que além de todo o processo de editoração, tradução e adequação às demandas internacionais de qualificação, colocará a RBR em uma plataforma de acesso de ampla penetração e nos prestará assessoria para a indexação.

A RBR publicará prioritariamente os artigos originais e as revisões de literatura, particularmente aquelas feitas de forma sistemática e com metanálise; algumas sessões serão temporariamente desativadas. E, finalmente, todo o esforço será desenvolvido para que não haja atrasos na liberação dos exemplares para os leitores, seja na forma impressa, seja na forma online.

Porém, o ponto mais relevante para o nosso time ganhar o jogo é termos a submissão de artigos de boa qualidade científica. Somos cientes de que os nossos pesquisadores, por força da necessidade de manutenção de um patamar de alta produtividade científica, optam por enviar os seus manuscritos para as revistas internacionais com alto fator de impacto. Mas nesse momento lançamos um apelo a esses colegas para que, pelo menos durante o ano de 2009, escolham um dos seus bons trabalhos e o submetam a nossa revista.

Esperamos com todas essas ações melhorar sobremaneira a qualidade da RBR e já planejamos fazer a submissão para a NLM no início de 2010.

Vamos vencer juntos este desafio!

 

Mittermayer Santiago e Ricardo Fuller
Editores da RBR