Acessibilidade / Reportar erro

O Fator de Impacto

EDITORIAL

O Fator de Impacto

Desde sua criação, a Revista Brasileira de Reumatologia (RBR) ultrapassou vários desafios graças à tenacidade, ao esforço e ao sacrifício de editores, revisores e autores, que contribuíram para que chegasse ao elevado padrão científico atual e consequente prestígio nacional e internacional.

O primeiro grande reconhecimento nacional ocorreu em junho de 2004, com sua inclusão na coleção da Scientific Electronic Library Online-Brasil (SciELO-Brasil), o que inseriu a RBR em uma base de dados eletrônica que conta com uma coleção selecionadíssima de periódicos científicos brasileiros.

Ao ser indexada no MEDLINE, em 2010, a RBR foi incluída na base de dados da U.S. National Library of Medicine, que contém mais de 19 milhões de referências de artigos de periódicos em ciências biomédicas do mundo todo, o que lhe conferiu reconhecimento internacional.

Sua indexação em julho de 2012 no Web of Science, base de dados da Thompson Reuters, foi importante para que a RBR passasse a ter o seu Fator de Impacto (FI) medido pelo Journal of Citation Reports (JCR), também da Thompson Reuters. E a RBR acabou de receber seu primeiro FI, de 0,864, o que a ranqueou como o 12º periódico nacional científico de saúde dentre as publicações brasileiras indexadas.

Mas qual é o significado disso? Qual é a importância disso? O FI é uma medida criada por Eugene Garfield, o fundador do Institute for Scientific Information (ISI), com o objetivo de refletir o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinados periódicos indexados ao ISI. Desde 1972 os FIs têm sido calculados anualmente, e os resultados são publicados no JCR. O FI é uma ferramenta muito usada para classificar os periódicos de uma mesma área de atuação, dando-se mais importância aos periódicos com FI maior em detrimento dos que apresentam um FI baixo. Dessa forma, um artigo publicado em uma revista de FI maior teoricamente terá maior repercussão, prestígio e visibilidade. É por esse motivo que observamos o enorme esforço empregado pelos autores para conseguirem publicar seus resultados em revistas de FI elevado.

Este será nosso objetivo a partir de agora: elevar o FI da RBR. Não será fácil, mas já vem contando com grande colaboração e esforço de autores nacionais e internacionais, editores e revisores.

Max Victor Carioca Freitas

Roberto Ezequiel Heymann

Editores-chefe

Revista Brasileira de Reumatologia

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br