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Editorial

EDITORIAL

A revista de uma associação científica reflete, de uma forma ou de outra, a vida dessa associação. Nessa perspectiva, a revista da ANPEd é basicamente constituída pela produção de seus associados, em particular dos trabalhos apresentados em suas reuniões anuais. Como no anterior, este número incorpora vários textos apresentados na 23ª Reunião Anual, realizada em setembro de 2000. É o caso dos artigos de Afrânio Mendes Catani, Denice Bárbara Catani e Gilson Pereira, sobre as apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, localizadas em periódicos nacionais; de Marcus Vinicius da Cunha, sobre as influências de John Dewey no pensamento educacional brasileiro, explorando a noção de movimento; e em especial o debate ocorrido entre Sandra Mara Corazza e Reinaldo Matias Fleuri sobre a complexa e atual relação entre os currículos oficiais e os currículos alternativos, vistos à luz da educação popular.

A revista de uma associação científica também incorpora textos produzidos a partir de pesquisas de seus associados, sobretudo quando encaminhem discussões que façam avançar o conhecimento disponível sobre a temática pesquisada. Este número publica artigos resultantes de pesquisas: o de Isabel Lelis, sobre história da profissão docente, e o de Marlene Ribeiro, sobre os desafios apresentados pelo trabalho cooperativo nos assentamentos do Movimento Sem Terra à educação básica, especialmente ao ensino fundamental rural.

A revista de uma associação científica deve estar aberta a contribuições de intelectuais e pesquisadores de outros países que venham contribuir para ampliar os horizontes de nossas análises, sobretudo em temas por nós pouco explorados. É bem este o caso do artigo de François Dubet sobre as desigualdades multiplicadas nas reformas educacionais, assim como o texto de Claudio Suasnábar sobre questões enfrentadas pela reforma das universidades argentinas, que antecipa, sob alguns aspectos, questões das universidades brasileiras.

A revista de uma associação científica deve outrossim acatar discussões sobre problemas postos pelas políticas oficiais, em termos de críticas e propostas de solução, como é o caso do texto de Creso Franco, sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), um dos instrumentos da reforma educativa implementada pelo Ministério de Educação.

A revista de uma associação científica, mais uma vez, reflete a vida dessa associação, nada mais oportuno que recordar sua história. Particularmente, no caso de nossa associação, que inicia a comemoração de seus 25 anos, a história de sua criação, como o faz o quase depoimento de José Carmelo Brás de Carvalho, sobre as origens da ANPEd, que já nasce rompendo com a forma que se lhe pretendiam impor os poderes constituídos.

A revista de uma associação científica como a ANPEd revela-se, no conjunto dos artigos e textos que publica, um espelho multifacetado, pois é ricamente multifacetada a sua vida, a produção de seus associados e os horizontes abertos por seus colaboradores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Dez 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 2001
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