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Editorial

EDITORIAL

A Revista Brasileira de Educação vive um dos momentos mais férteis de sua história. De um lado, a sistematização e o controle da coleta dos trabalhos encomendados para as sessões especiais das reuniões anuais e dos trabalhos indicados para publicação pelo Comitê Científico vêm possibilitando melhor aproveitamento da produção dos pesquisadores que participam da ANPEd. De outro lado, tem sido cada vez maior o número de textos recebidos para análise, na forma de demanda espontânea. Isto decorre provavelmente do fato de a Revista ter se tornado mais divulgada e conhecida, e por ter sido classificada entre os melhores periódicos nacionais da área de educação, sendo inclusive considerada de nível internacional na avaliação realizada para subsidiar o Qualis da CAPES. Além disso, não podemos esquecer que as políticas de avaliação da pós-graduação têm exercido forte e constante pressão sobre docentes e pesquisadores de vários níveis, no intuito de que estes implementem, cada vez mais, a visibilização de seus trabalhos mediante a produção de artigos para publicação.

Sem dúvida, tais fatos são alentadores e recompensam os esforços dispendidos na produção de cada número. Mas o grande volume de textos disponíveis sobrecarrega os pareceristas, com os quais se conta para garantir o bom nível da Revista. E, cada vez mais, esse processo de análise, sempre cuidadoso, revela o caráter pedagógico de um periódico científico. É rotineiro textos receberem críticas e sugestões, retornando aos autores para revisão e aprofundamento, tendo em vista alcançarem um patamar mais elevado de qualidade. Mesmo no caso de textos não aprovados para publicação, os pareceres sobre eles emitidos são dados a conhecer a seus autores, não como simples negativas, mas como análises críticas instigantes e provocadoras com vista em sua reformulação.

É de se ressaltar, também, ao lado da diversidade temática característica dos números regulares da Revista, a ampliação do leque de autores, um dos objetivos da Comissão Editorial. Cada vez mais têm sido publicadas contribuições de pesquisadores de diferentes regiões brasileiras.

No que diz respeito ao presente número, na grande variedade dos artigos, como pode ser visto no sumário, destaca-se a publicação inédita de três textos sobre educação matemática. Em um deles, o histórico do grupo de trabalho da área, os autores não só explicam sua criação em 1997 – explicação essa enriquecida por vários depoimentos – e apresentam as ações por ele desenvolvidas até a 26ª Reunião Anual da Anped, como também discutem algumas questões relativas à disciplinarização da educação matemática, incluindo o âmbito internacional. Dois outros artigos complementam esse histórico: a apresentação e discussão de uma experiência de formação em geometria, no ensino fundamental, envolvendo professores e alunos, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP, e o resultado de uma pesquisa sobre a construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro.

É relevante também a retomada do debate sobre o ensino religioso nas escolas públicas, na seção Espaço Aberto. Tema recorrente na educação brasileira, o caso nacional recente está abordado em dois textos complementares, redigidos a partir de diferentes perspectivas. Um terceiro texto explora o caso francês também recente, relativo à proibição do uso de símbolos religiosos ostensivos nas escolas públicas, que reabriu o debate sobre a laicidade da República Francesa.

Destaca-se ainda a publicação do documento apresentado pela ANPEd à CAPES, como subsídio à elaboração do V Plano Nacional de Pós-Graduação. Trata-se de texto coletivo, elaborado sob a coordenação da diretoria da associação, procurando fixar pontos fundamentais para a pós-graduação na área de educação, especialmente a importância estratégica do mestrado e uma nova forma de entender e praticar a avaliação.

Apresentamos este número de nossa Revista Brasileira de Educação com a satisfação de um dever cumprido.

A Comissão Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Set 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
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