Acessibilidade / Reportar erro

Gerenciamento eletrônico: adaptação às mudanças

EDITORIAL

Gerenciamento eletrônico – adaptação às mudanças

Iniciamos o décimo primeiro ano de publicação de Estudos de Psicologia dando continuidade às mudanças iniciadas durante o ano de 2005, com a ampliação da Comissão Editorial e Conselho Científico de nossa Revista. Nossa meta para 2006 é a implantação da interface eletrônica de gerenciamento do processo editorial.

Pretendemos durante o corrente ano iniciar o gerenciamento eletrônico do processo de avaliação editorial dos manuscritos que são submetidos à nossa Revista. Para tanto, teremos de conviver simultaneamente, por algum tempo – esperemos breve –, duas sistemáticas de processamento editorial, pois migraremos gradualmente dos procedimentos atuais para a interface eletrônica. Como sabem autores e consultores com quem vimos trabalhando, já havíamos substituído em parte o leva-e-traz de manuscritos e fichas de parecer em forma impressa. Isso não constitui propriamente uma novidade, pois os órgãos de fomento à pesquisa e à pós-graduação em nosso país (exemplificados, respectivamente, por CNPq e Capes) já vêm empregando a via eletrônica para comunicação e transmissão de documentos há anos, e cada vez mais tramitam online. Não tem sido uma mudança sem dificuldades, pois é uma cultura de novas práticas (e custos) que se impõe sobre hábitos e recursos em vigor há décadas, mas inexoravelmente cada vez mais presente no meio acadêmico, assim como na sociedade em geral. Nas mudanças que pretendemos ver implantadas, visando mais agilidade e transparência do processo editorial, tomaremos o devido cuidado com pessoas e habilidades envolvidas.

Estamos adotando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, introduzido no Brasil por equipe especializada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir de programa desenvolvido no Canadá, pela Universidade da Colúmbia Britânica (Public Knowledge Project / Open Journal Systems). Por ser um sistema "aberto", seus usuários têm acesso ao código-fonte, podendo participar do seu aperfeiçoamento, seja desenvolvendo localmente perfis customizados, ou influindo em seu desenvolvimento pela equipe do IBICT. Ao mesmo tempo, esse programa incorpora o compromisso de acesso irrestrito à literatura científica que abriga, compromisso a que os periódicos que o utilizam têm de aderir. Em nossa prática imediata, esse sistema de trabalho substituirá a troca de correspondência impressa ou via e-mail "tradicional" com autores e consultores, na medida em que essa comunicação passará a ser feita por intermédio de um website da Revista em que estará instalado o gerenciamento SEER-Estudos de Psicologia.

O SEER oferece também os meios para ser repositório do acervo eletrônico da Revista, o que constituirá uma segunda etapa em nossos planos de implantação. Convém lembrar que Estudos de Psicologia (Natal) está disponível online desde 2001, quando a versão eletrônica do periódico foi incluída no acervo da SciELO (Scientific Electronic Library Online – www.scielo.br/epsic).

Essas mudanças em nível local não estão dissociadas do que se passa em âmbito nacional. Novos cursos de pós-graduação se juntam aos já existentes na formação de professores e pesquisadores da área de Psicologia, que – como os mestres que os formaram e que seguem atuando/produzindo – precisam divulgar sua produção, aumentando consideravelmente a demanda junto aos periódicos. Felizmente, no curto período de poucos anos – desde que foi iniciado o processo de avaliação sistemática dos periódicos brasileiros de Psicologia – modificou-se (para melhor) a quantidade e a qualidade dessas revistas, como se pode apreciar no relatório da última avaliação realizada pela Comissão Conjunta CAPES-ANPEPP (2005). Além disso, encontra-se em franco andamento a parceria entre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi – www.psi.bvs.br/html/pt/home.html) e a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – ABECiP no projeto de reunir uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins no repositório eletrônico PEPSIC (www.scielo-psi.bvs.br/scielo.php/lng_pt).

Enquanto tais mudanças vão sendo implantadas, esperamos que você, leitor, tire proveito do conjunto de produções de autores nacionais e estrangeiros presentes neste fascículo e agradecemos a colaboração de todos cujos esforços contribuíram para mais este número de Estudos de Psicologia (Natal).

José Q. Pinheiro

Editor

Referências

Comissão Conjunta CAPES-ANPEPP para avaliação dos periódicos da área de Psicologia (2005, setembro). Relatório da reunião da Comissão Conjunta CAPES-ANPEPP para avaliação dos periódicos da área de Psicologia do ano de 2004. Documento disponível em http://www.anpepp.org.br/index-aval.htm.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br